3. João de Mancelos edita livro “Luzes distantes, vozes perdidas”

João de Mancelos edita livro “Luzes distantes, vozes perdidas”

•   24 de janeiro de 2020

O docente da UBI publicou recentemente o sétimo livro de poemas, constituído por 62 haicai, forma poética de origem japonesa.

Ficheiro com o nome: mancelos-luzes-distantes-vozes-perdidas2

“Luzes distantes, vozes perdidas” é o título do novo livro de João de Mancelos, docente no curso de Cinema na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI) e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Este é o sétimo livro de poemas do autor, sucedendo a obras como “O Pó da Sombra” (2014) e “O Teu Nome Incendiado de Azul” (2016), também publicadas pelas Edições Colibri. É constituído por 62 haicai (forma poética de origem japonesa), que primam pela musicalidade e beleza metafórica, próxima à estética da poesia oriental.

O livro surge dividido em cinco partes: “o último verão da adolescência”, “as memórias, pássaros invisíveis”, “breves notas sobre o silêncio”, “boca a boca” e “poemas de lume”. Em comum, estas secções apresentam a capacidade de evocar outros tempos e outros lugares, sempre num estilo permeado pelo lirismo e pelo talento de João de Mancelos.

O docente da UBI foi diversas vezes premiado em concursos literários, consta de várias antologias nacionais e internacionais, e alguns dos seus textos foram alvo de adaptação a teatro, em Portugal e no Brasil.

Lista de livros de João de Mancelos
Página oficial do autor