3. Licenciatura em Ciências da Comunicação acreditada por seis anos

Licenciatura em Ciências da Comunicação acreditada por seis anos

12 de junho de 2020

A A3ES validou o curso de 1.º Ciclo pelo período máximo previsto por lei.

A Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditada pelo período de seis anos, o máximo previsto por lei, pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A decisão reconhece o mérito científico-pedagógico deste 1.º Ciclo que integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras (FAL-UBI).

A acreditação resulta da avaliação amplamente positiva feita pela A3ES a vários aspetos relacionados com o curso. O diretor da Licenciatura, Eduardo Camilo, destaca a referência da Agência à “equipa docente, no respeitante ao seu perfil pedagógico e científico, um item reconhecido pela equipa da A3ES como meritório”.

Além dessa mais-valia, os alunos de Ciências da Comunicação beneficiam da proximidade da unidade de investigação LabCom, que promove projetos como a BOCC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, ainda de acordo com o diretor do curso.

A conjugação destes recursos possibilita aos estudantes, respetivamente, “um primeiro contacto com a atividade científica, que depois se prolongará nos estudos de 2.º e 3.º ciclos” e o acesso a “um instrumento pedagógico aberto através do qual os estudantes podem aceder a investigação atualizada no domínio das ciências da comunicação”.

A consolidação dos laços com a comunidade cívica e empresarial tem outro papel na formação de profissionais altamente preparados para o desempenho profissional. Isto acontece através de atividades letivas, que são simultaneamente projetos de comunicação, e da celebração de estágios informais de curta duração, de forma a proporcionar aos estudantes um primeiro contato com o mercado de trabalho.

Ainda na sequência desta acreditação, prevê-se uma “organização curricular” do curso, refere Eduardo Camilo: “Comprometemo-nos com a equipa da A3ES a proporcionar logo no início do primeiro ano da Licenciatura um primeiro contacto dos estudantes com os estúdios de televisão e de rádio”.

O 1.º Ciclo em Ciências da Comunicação oferece aos estudantes uma formação científica e prática de elevada abrangência, que permite aos estudantes seguirem carreiras nos sectores do jornalismo (escrito, radiofónico e televisivo, seja regional ou nacional especializado ou genérico), relações públicas (como é o caso de gabinetes de comunicação de municípios) e agências de comunicação ou publicidade.

1.º Ciclo em Ciências da Comunicação

Data da última atualização: 2020-06-12