3. 1.º Ciclo em Informática Web acreditado por seis anos

1.º Ciclo em Informática Web acreditado por seis anos

21 de julho de 2020

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou as condições de funcionamento do curso pelo período máximo.

O 1.º Ciclo em Informática Web da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação por seis anos, período máximo previsto por lei.

A decisão de acreditação desta licenciatura por parte da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior corresponde ao resultado esperado no seio do Departamento de Informática (DI), pela qualidade do ensino e da investigação, assim como das estruturas de apoio, nomeadamente, recursos técnicos e administrativos, salas e laboratórios. Está, assim, alinhada com a coerência e o valor do plano de estudos e com a atitude dos docentes, colaboradores, estudantes e diplomados.

Informática Web integra a oferta formativa do DI, da Faculdade de Engenharia, sendo um curso preparado para capacitar os diplomados com uma formação base sólida, que permite dar resposta às necessidades e aos problemas observados no domínio da informática.

A vertente Web da formação, embora encontre paralelo a nível internacional, é a única no panorama universitário nacional a dotar os estudantes com competências multidisciplinares no desenvolvimento de soluções bem estruturadas, com uma sólida formação em design, redes sociais, multimédia, comércio eletrónico e bases de dados. Estes profissionais do futuro possuem também uma sólida formação nas áreas de cibersegurança, computação na cloud e programação de dispositivos móveis.

Durante o curso, que tem a duração de três anos, os estudantes são levados a enfrentar desafios com níveis de dificuldade crescentes, desde problemas exemplo a problemas similares aos encontrados na sua futura atividade profissional. O percurso de formação recorre a abordagens integradoras assentes no trabalho em equipa, capazes de formar líderes empreendedores, cooperantes e competentes. Cada estudante é incentivado a ir mais longe, a ganhar autonomia, a aprender a aprender.

Os diplomados em Informática Web têm tido uma forte procura do mercado de trabalho, traduzindo-se numa situação próxima do pleno emprego. Entre as saídas profissionais está o desenvolvimento e manutenção de sítios e aplicações Web, de programação de aplicações para dispositivos móveis, de aplicações de computação na nuvem, de software de suporte e gestão ou o desempenho de funções em empresas de marketing e manuseamento de conteúdo multimédia numa aplicação Web.

Recebem ainda preparação para prosseguir os seus estudos nos mestrados de Engenharia Informática ou de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, dois cursos de pós-graduação que fazem parte da oferta formativa da UBI.

O 1.º Ciclo em Informática Web terá vagas disponíveis no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. É necessário apresentar como prova de ingresso o exame de Matemática ou um dos seguintes conjuntos: Geometria Descritiva e Matemática; ou Desenho e Matemática.

1.º Ciclo em Informática Web

Data da última atualização: 2020-07-21