Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. 1.º Ciclo em Informática Web acreditado por seis anos

1.º Ciclo em Informática Web acreditado por seis anos

  21 de julho de 2020  

Img:

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou as condições de funcionamento do curso pelo período máximo.

O 1.º Ciclo em Informática Web da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação por seis anos, período máximo previsto por lei.

A decisão de acreditação desta licenciatura por parte da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior corresponde ao resultado esperado no seio do Departamento de Informática (DI), pela qualidade do ensino e da investigação, assim como das estruturas de apoio, nomeadamente, recursos técnicos e administrativos, salas e laboratórios. Está, assim, alinhada com a coerência e o valor do plano de estudos e com a atitude dos docentes, colaboradores, estudantes e diplomados.

Informática Web integra a oferta formativa do DI, da Faculdade de Engenharia, sendo um curso preparado para capacitar os diplomados com uma formação base sólida, que permite dar resposta às necessidades e aos problemas observados no domínio da informática.

A vertente Web da formação, embora encontre paralelo a nível internacional, é a única no panorama universitário nacional a dotar os estudantes com competências multidisciplinares no desenvolvimento de soluções bem estruturadas, com uma sólida formação em design, redes sociais, multimédia, comércio eletrónico e bases de dados. Estes profissionais do futuro possuem também uma sólida formação nas áreas de cibersegurança, computação na cloud e programação de dispositivos móveis.

Durante o curso, que tem a duração de três anos, os estudantes são levados a enfrentar desafios com níveis de dificuldade crescentes, desde problemas exemplo a problemas similares aos encontrados na sua futura atividade profissional. O percurso de formação recorre a abordagens integradoras assentes no trabalho em equipa, capazes de formar líderes empreendedores, cooperantes e competentes. Cada estudante é incentivado a ir mais longe, a ganhar autonomia, a aprender a aprender.

Os diplomados em Informática Web têm tido uma forte procura do mercado de trabalho, traduzindo-se numa situação próxima do pleno emprego. Entre as saídas profissionais está o desenvolvimento e manutenção de sítios e aplicações Web, de programação de aplicações para dispositivos móveis, de aplicações de computação na nuvem, de software de suporte e gestão ou o desempenho de funções em empresas de marketing e manuseamento de conteúdo multimédia numa aplicação Web.

Recebem ainda preparação para prosseguir os seus estudos nos mestrados de Engenharia Informática ou de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, dois cursos de pós-graduação que fazem parte da oferta formativa da UBI.

O 1.º Ciclo em Informática Web terá vagas disponíveis no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. É necessário apresentar como prova de ingresso o exame de Matemática ou um dos seguintes conjuntos: Geometria Descritiva e Matemática; ou Desenho e Matemática.

Mais informação
1.º Ciclo em Informática Web 

Partilhar

Data da última atualização: 2020-07-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.