Rita Salvado e Marta Alves vão dirigir, respetivamente, o Museu de Lanifícios - Centro de Documentação/Arquivo Histórico e o CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, nos próximos dois anos.
Ambas as docentes foram nomeadas para um segundo mandato à frente daquelas estruturas da Universidade da Beira Interior.
Luísa Rita Brites Sanches Salvado (Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis) dirige o Museu de Lanifícios desde 2018.
Continua, assim, responsável pelo centro da UBI, criado com o objetivo de salvaguardar o património associado a uma das mais antigas indústrias humanas e fortemente associada à região da Serra da Estrela e da Covilhã.
O Museu de Lanifícios, que faz parte da Rede Portuguesa de Museus, permite à comunidade conhecer a indústria de lanifícios, desde os tempos ancestrais até à industrialização.
Marta Sofia Lopes Pereira Alves (Departamento de Psicologia e Educação) assumiu a direção do CFIUTE em outubro deste ano.
O Centro, criado através de um projeto desenvolvido pelo GAAPI, financiado pelo POEFDS, resulta das preocupações da UBI para com o desenvolvimento da economia regional, no âmbito do estímulo ao empreendedorismo e à inovação.
A estrutura é uma entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e é responsável pela organização de um vasto leque de ações de formação nas mais diversas áreas.
Promove cursos para empresários, trabalhadores do setor público e privado, colaboradores e alunos da UBI, servindo ainda para incentivar e reforçar a cooperação entre a Universidade e as empresas.