Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Integração do CICS-UBI no consórcio GenomePT

Integração do CICS-UBI no consórcio GenomePT

  • NOTÍCIA
  •   23 de agosto de 2021  

A FCT aprovou recentemente a integração do CICS-UBI no consórcio GenomePT do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação, na área da Genómica. Manuel Lemos é o investigador responsável no CICS-UBI.

Ficheiro com o nome: genomePT

 

GenomePT disponibiliza serviços de sequenciação e bioinformática a projetos coordenados por parceiros nacionais e internacionais, apoiando unidades de saúde e indústrias na área farmacêutica, biotecnológica, alimentar, entre outras.

A integração do CICS-UBI no consórcio GenomePT é o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos na área do genoma e das suas aplicações clínicas e biotecnológicas. Em particular, a identificação de variantes genómicas em indivíduos com doenças hereditárias tem permitido estabelecer diagnósticos clínicos, escolher o melhor tratamento e seguimento para os doentes. O CICS-UBI tem parcerias estabelecidas com várias unidades de saúde nacionais e é frequentemente solicitado para ajudar a esclarecer o diagnóstico de algumas doenças raras. Também na vertente biotecnológica, o CICS-UBI tem desenvolvido investigação na área da síntese e purificação de ácidos nucleicos e na sua aplicação como vetores para a terapia genética. Mais recentemente, o CICS-UBI tem apostado no desenvolvimento das áreas de Big Data e Bioinformática, fundamentais para fazer face aos desafios colocados pela complexidade do estudo do genoma humano. 

Data da última atualização: 2021-08-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.