3. Docente da UBI participa em debate sobre as ODS: Alterações Climáticas e Cidadania

•   15 de outubro de 2021

Ficheiro com o nome: debate-ods

João Leitão, docente investigador da Universidade da Beira Interior (UBI), participou no seminário subordinado ao tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Alterações Climáticas e Cidadania”.

O evento teve lugar no edifício “Casa das Memórias - António Guterres”, nas Donas, Fundão, no dia 11 de outubro. O seminário contou na plateia com vários alunos e professores da Escola Profissional do Fundão, tendo como oradores, Alcina Cerdeira, vereadora da Câmara Municipal do Fundão, e Manuel Malícia da Trindade, presidente da Junta de Freguesia de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo.

Na sua intervenção inicial, Alcina Cerdeira referiu a importância de uma consciência de cidadania, aludindo ao facto de os jovens presentes na audiência poderem e deverem ter essa consciência de melhoria de comunidade acima dos interesses próprios. Referiu ainda a importância da cultura e da estima das heranças patrimoniais como uma porta para o futuro das novas gerações.

No seguimento das intervenções, Manuel Malícia da Trindade referiu a importância do poder local na preservação e continuidade das tradições, bem como na passagem de conhecimento e prestação cívica como meios de atratividade para as populações locais. Nesse sentido, o conhecimento dessas mesmas tradições e locais (por mais isolados que possam ser) devem ser fomentados.

João Leitão interveio depois, explicitando a importância de um compromisso público e voluntário das organizações em áreas como os direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental ou anticorrupção. Comentou ainda a importância de conservação do planeta, referindo a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como forma de visão comum para a Humanidade. Ainda durante a sua intervenção, João Leitão abordou o projeto Europeu “R&I Loop”, o qual é apoiado pelo programa Erasmus +, e que versa a temática das universidades cívicas, alicerçadas em três pilares: inovação; governança; e sustentabilidade.

Foi ainda realizado um ponto de situação sobre o estádio de desenvolvimento do município do Fundão na plataforma “ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, uma plataforma online onde é possível visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada município português, em termos do preconizado pelos 17 ODS. No contexto da análise do contributo e progresso do município do Fundão, em diversas áreas de incidência dos ODS, foram destacados como boas práticas referenciadas, os projetos: “Matriz E8G”; e o “Centro para as Migrações do Fundão.

No final do seminário e após algum debate com a audiência, foi ainda sublinhada a qualidade de vida do Interior do país, como sendo um dos fatores críticos para o desenvolvimento regional, principalmente em regiões de baixa densidade populacional. A audiência, maioritariamente composta por adolescentes, foi desafiada a contribuir da melhor forma, participando ativamente na partilha e no aprofundamento do conhecimento sobre a cultura e as características próprias deste território, colocando-se a tónica na necessidade de operacionalizar projetos que contribuam para uma maior concretização e alcance dos 17 ODS.

Data da última atualização: 2021-10-15