3. UBI abre licenciatura em Filosofia

UBI abre licenciatura em Filosofia

•   08 de abril de 2022

Caso venham a ser concedidas vagas, o curso estará disponível no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A nova Licenciatura em Filosofia oferecida pela Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) – com acreditação e aprovação sem condições pela A3ES – é uma proposta inovadora no panorama nacional e até internacional.

Uma ‘Pergunta’ filosófica encabeça a oferta formativa em cada um dos seis semestres da Licenciatura, promovendo ligação mais direta com a prática interrogativa da filosofia, e que tem a radicalidade de começar por se interrogar a si própria. Assim, o Plano de Estudos do 1.º Ciclo em Filosofia na UBI começa com a unidade curricular “Que é a Filosofia?”, seguida nos semestres subsequentes pelas Unidades Curriculares-questão (UC): “Que é o conhecimento?”, “Que é a ação?”, “Que é a técnica?”, “Que é o mundo?”, “Que é a cultura?”.

Almeja-se mais a capacidade de questionar que abre sentidos que a pretensão da resposta que os fecha. Se este Curso demanda uma resposta sobre o que seja a Filosofia, será sobretudo pela prática objetiva, metódica e rigorosa da pergunta filosófica, competência com utilidade acrescida numa era de transições cruciais que dão feição muito concreta àquelas grandes perguntas da tradição filosófica. Todas estas UC-questão serão lecionadas por um corpo docente reconhecido, plural e com longa experiência científico-pedagógica.

O Plano de Estudos da Licenciatura inclui UC nucleares de história do pensamento filosófico, complementadas com UC atentas aos sinais dos tempos, como “Filosofia Social e da Economia”, “Filosofia da Natureza e do Ambiente”, “Filosofia da Vida e do Envelhecimento”, “Filosofia e Neurociências”. Acresce, em cada ano, uma UC “Opção Livre” que pode, de facto, ser livremente escolhida de entre toda a oferta formativa da UBI. O último ano restaura a boa prática de um Seminário de Investigação que faz culminar a Licenciatura com um trabalho individual de investigação, capacitando temática e metodologicamente para a prossecução de estudos pós-graduados.

Porquê, pois, estudar filosofia da UBI? Entre várias razões positivas (segurança, bom ambiente, Serra da Estrela, proximidade humana, qualidade e custo de vida atrativos, boas bibliotecas) sobressai de imediato o contributo da UBI, com a sua posição crucial no território, para a resposta à passagem de testemunho geracional dos Professores de Filosofia do Ensino Secundário, a qual não terá lugar sem novos Licenciados. Além disso, num contexto territorial multifacetado, o ensino, a investigação e a transferência de conhecimento constituem, pelo seu potencial de atração e de fixação, eixos estratégicos e estruturantes de uma crescente diferenciação qualitativa do “Interior”. Acresce, num estrato mais profundo, e aquém das razões ponderadamente utilitárias, que desvalorização social e cultural do saber filosófico tem sido suplantada pelo reconhecimento acrescido do valor de pensar filosoficamente as grandes transformações da sociedade, do planeta e da existência nas suas diversas dimensões.

E porquê estudar Filosofia na FAL? Não menos importante do que as razões prévias, a formação em Filosofia reveste grande significado para o projeto de pensamento e criatividade da nossa Faculdade de Artes e Letras. O convívio estreito com áreas artísticas (Cinema, Designs, Moda), de Comunicação, de Política, de Humanidades, proporciona grande riqueza no encontro e troca de experiências intelectuais propícias ao sucesso da formação filosófica. E reforça dinâmicas já existentes na FAL de circulação entre ‘arte que pensa’ e ‘pensar com as artes’, nos diversos registos de cultura e comunicação, num quadro de cross-fertilization entre Antigas e Novas Humanidades.

Em suma, esta proposta formativa não só contém elementos diferenciadores e ‘refrescantes’ face a ofertas homólogas, como também enraíza os potenciais candidatos num projeto de ensino coerente, sólido e transversal, envolvendo todos os docentes da área numa consensual identificação e articulação com a respetiva estrutura curricular.

Fonte: Faculdade de Artes e Letras.

Data da última atualização: 2022-04-08