3. Cessna T37 em exposição permanente na Faculdade de Engenharia

Cessna T37 em exposição permanente na Faculdade de Engenharia

31 de maio de 2022

A aeronave foi alvo de renovação e foi colocada na zona da entrada principal da Faculdade de Engenharia.

O avião Cessna T37, que durante cerca de 30 anos esteve colocado no parque de estacionamento do Polo I da Universidade da Beira Interior (UBI), passou a estar em exposição na zona da entrada da Faculdade de Engenharia. A aeronave foi alvo de uma intervenção no Aeródromo de Manobra n.º 1, em Ovar, por parte da Força Aérea Portuguesa (FAP), que incluiu trabalhos de renovação da estrutura e da pintura.

Desde a última quinta-feira, 26 de maio, encontra-se no novo local, tendo sido colocada numa estrutura onde simula o movimento de voo. A visita que assinalou simbolicamente a colocação do Cessna T37 no local, contou com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, Tenente-General da FAP, Rafael Martins (em representação do General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea), Coronel João Vicente, Tenente-Coronel Rui Rocha (Comandante do Aeródromo de Manobra n.º 1), e o presidente da Faculdade de Engenharia, Mário Freire, entre outros responsáveis da UBI e da FAP.

O Cessna T 37 esteve ao serviço da Força Aérea Portuguesa desde a década de 1960. Em 1992 foi colocado na UBI, sendo um dos aviões que constituem uma marca icónica da Universidade, juntamente com o FIAT G91, que se mantém em exposição no estacionamento do Polo I e que também foi alvo de uma renovação exterior.

Data da última atualização: 2022-05-31