3. FCT atribuiu bolsas de Doutoramento a alunos de Engenharia Civil

FCT atribuiu bolsas de Doutoramento a alunos de Engenharia Civil

•   12 de agosto de 2022

No concurso de 2022, há quatro bolsas atribuídas. Um destes projetos alcançou o 4.ª pontuação mais alta, do respetivo painel.

Ficheiro com o nome: logo_FCT

Quatro estudantes do Doutoramento em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI) viram reconhecido o mérito do seus projetos de investigação com a atribuição de quatro bolsas no âmbito do concurso 2022 de bolsas de investigação da  Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Josivaldo Rodrigues Sátiro, com o tema “Use of the microalgae-bacteria consortium in photobioreactors for the treatment of wastewater from the paper pulp industry”, orientado pelos docentes António Albuquerque e Rogério Simões, obteve mesmo o 4.º lugar na tabela das melhores classificações no painel de engenharia civil.

Erick Grünhaüser Soares, que trabalha o tema “Development of Waste-based Magnesium Cement for CO2 Capture and Storage”, com orientação de João Castro Gomes, ficou classificado em 17.º lugar geral, enquanto Ianca Teixeira Feitosa (26.º lugar, está a trabalhar o tema “Validação e melhoria de métodos de baixo custo para auscultação de pavimentos aeroportuários”, sob orientação de Bertha Santos e Pedro Almeida.

A outra bolsa contempla Luciana Sucupira Cristino, que concorreu ao painel de materiais de nanotecnologias, com o tema “Microestrutura e propriedades térmicas de materiais cimentícios obtidos com escórias e resíduos metálicos”, com orientação de João Castro Gomes. Classificou-se em 19.º da geral.

Para este sucesso, entre outros fatores, contribuem os workshops do Doutoramento em Engenharia Civil, para melhorar as competências dos estudantes em práticas de investigação e obtenção de financiamentos. Um destes workshops é precisamente dedicada à preparação de candidaturas para obtenção de bolsas de doutoramento.

Data da última atualização: 2022-08-12