Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto da UBI sobre cancro da próstata recebe Bolsa de Investigação

Projeto da UBI sobre cancro da próstata recebe Bolsa de Investigação

  • NOTÍCIA
  •   25 de outubro de 2022  

A Bolsa de Investigação em Urologia 2022 (APU / Jaba Recordati) foi atribuída ao projeto ARGOS, que avalia um fator como a obesidade e o cancro da próstata.

Ficheiro com o nome: Bolsa Urologia

 

O projeto ARGOS – “Desregulação do Tecido Adiposo Periprostático Induzida por Químicos Ambientais e a Agressividade do Cancro da Próstata” foi premiado com Bolsa de Investigação em Urologia 2022 (APU / Jaba Recordati).

O projeto foi apresentado por Bruno Jorge Pereira, urologista e professor convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) e membro colaborador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), como investigador principal, sendo coordenado pela também docente e investigadora da FCS e CICS, Sílvia Socorro.

Fazem ainda parte da equipa Carlos Rabaça, Diretor do Serviço de Urologia do IPO de Coimbra, e outros membros do CICS-UBI, nomeadamente a aluna de doutoramento Mariana Feijó, a realizar o seu trabalho nesta área, e outros investigadores da equipa, Sara Correia, Cátia Vaz, Lara Fonseca e Luís Alves.

O ARGOS pretende explorar a relação entre o tecido adiposo periprostático e o cancro da próstata no contexto de influências ambientais que podem induzir a sua desregulação para um fenótipo promotor do cancro. No geral, o projeto ARGOS permitirá identificar alvos moleculares específicos que poderão vir a ter utilidade no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas que possam retardar a progressão do cancro da próstata em doentes obesos e outros, eventualmente expostos a químicos ambientais com potencial obesogénico.

O projeto agora premiado enquadra-se no seguimento do ProMETAB – “Fatores extrínsecos na modulação do metabolismo da próstata: aplicações na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro (POCI-01-0145-FEDER-029114)”, que teve como investigadora principal Sílvia Socorro e co-investigadora principal Ana Paula Duarte (FCS e CICS UBI). Este projeto terminou a 30 de junho deste ano.

A obesidade, uma das pandemias do século XXI, é apontada como um fator de risco para o desenvolvimento de cancro da próstata mais agressivo, estando associada à aceleração da progressão da doença para estádios mais avançados e de maior dificuldade de tratamento. Sabe-se também que o tecido adiposo periprostático em indivíduos obesos atua, pelo “crosstalk” que estabelece com as células da próstata, como um elemento promotor do crescimento, progressão e agressividade dos tumores. Daqui resulta a importância do projeto premiado.

Data da última atualização: 2022-10-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.