Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI apresenta estudo sobre media pioneiro na Europa

UBI apresenta estudo sobre media pioneiro na Europa

  • NOTÍCIA
  •   07 de dezembro de 2022  

Iniciativa do projeto MediaTrust.Lab contou com a formalização de protocolo entre UBI e Associação Portuguesa de Imprensa (API).

Ficheiro com o nome: mediatrust_img1

 

“Desertos de Notícias Europa 2022: Relatório de Portugal” foi apresentado na Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito do Fórum “O papel dos media no desenvolvimento do(s) território(s)”, promovido pelo MediaTrust.Lab, projeto em curso no LabCom, unidade de investigação da UBI.  

 

“A principal conclusão deste estudo, que está disponível em português e inglês no site do MediaTrust.Lab, é que cerca de 54% dos concelhos portugueses são desertos de notícias ou estão em risco de vir a tornar-se desertos. Estamos a falar de territórios onde não há qualquer órgão de comunicação social ou em que a cobertura noticiosa não é satisfatória, segundo os critérios definidos”, avança Pedro Jerónimo, investigador responsável do MediaTrust.Lab e coautor do estudo, juntamente com Giovanni Ramos e Luísa Torres, estudantes do Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.  

 

A apresentação deste estudo, que coloca Portugal na linha da frente na análise de “desertos de notícias” na Europa, foi seguida por um debate, que envolveu Flávio Massano, presidente da Câmara de Manteigas, João Leitão, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, e João Moraes Palmeiro, diretor executivo do Aveiro Media Competence Center. Neste debate, foi unânime a ideia de que a visibilidade dos territórios, das comunidades e das instituições depende, em grande medida, do lugar que ocupam nos media, sejam eles de âmbito local, regional, nacional ou internacional.

 

O Fórum “O papel dos media no desenvolvimento do(s) território(s)”, que teve lugar no dia 5 de dezembro, contou ainda com a formalização de um protocolo entre a UBI e a API, esta última representada por João Palmeiro e Vítor Brás, respetivamente presidente e vice-presidente.  

 

“Para a UBI o interesse na existência deste protocolo significa o reconhecimento da investigação de excelência que fazemos nesta área, abre novas possibilidades de colaboração e de estudos, e vem reforçar o nosso posicionamento a nível europeu, designadamente por via da relação que também se reforça com o Aveiro Media Competence Center”, referiu na ocasião Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI.  

 

 

Data da última atualização: 2022-12-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.