3. UBI dinamiza Mobilidade Rural de alunos UNITA em entidades da região

UBI dinamiza Mobilidade Rural de alunos UNITA em entidades da região

•   20 de março de 2023

O projeto de Mobilidade Rural UNITA avança para a 3.ª edição, com mais de uma dezena de parceiros na região.

Ficheiro com o nome: Reuniao Mobilidade Rural

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a envolver cerca de uma dezena de entidades da região no âmbito da próxima edição dos estágios de Mobilidade Rural UNITA. A iniciativa permite a estudantes das universidades do consórcio conhecerem a realidade desta zona do país e, aos parceiros, beneficiarem do contacto com alunos espanhóis, franceses, italianos e romenos.

No quadro da preparação da 3.ª edição, que irá decorrer no verão de 2023, a UBI promoveu, no dia 17 de março, uma reunião de informação com as onze organizações que manifestaram interesse em colaborar nesta atividade de mobilidade rural. Na reunião, que foi aberta pelo Reitor da UBI, Mário Raposo, e foi dirigida pelo Vice-Reitor para a área da Internacionalização, José Páscoa, estiveram representantes da ADERES, ANANDA Valley, BELTOUR, EMPDS Belmonte, Município do Fundão, Natura Glamping Gardunha, Pousada da Juventude da Serra da Estrela, Misericórdia do Fundão, Território do Côa, Parque de Campismo do Vale do Beijames, e VeraCruz Ventures. Estas entidades acrescentam ao projeto uma abrangência territorial significativa, sendo representantes dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas e ainda de municípios do norte do distrito da Guarda.

A Mobilidade Rural UNITA é uma das atividades desenvolvidas no seio da aliança e tem recebido muita aceitação pelos alunos. Esta ação assenta numa estreita colaboração entre a academia e os parceiros locais e regionais, sediados em territórios de baixa densidade. Os estudantes têm a possibilidade de aplicar o seu conhecimento teórico em contexto real de trabalho numa entidade pública, privada com ou sem fins lucrativos, num país estrangeiro, durante um período mínimo de três semanas a dois meses, entre os meses de junho e setembro.

Graças à preciosa colaboração de várias entidades regionais foi possível para a UBI receber dois alunos em 2021 e oito em 2022, provenientes de Espanha, França e Itália.

A candidatura para a 3ª edição encontra-se aberta até dia 31 de março, com 12 vagas disponíveis para os alunos espanhóis, franceses, italianos e romenos.

Ofertas de estágios da UBI para 2023

Data da última atualização: 2023-03-20