Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docente da UBI é o relator final de projeto europeu sobre identidade nacional, religião e migração

Docente da UBI é o relator final de projeto europeu sobre identidade nacional, religião e migração

  • NOTÍCIA
  •   28 de abril de 2025  

Donizete Rodrigues está a participar num estudo à escala europeia sobre identidades nacionais, num período de crescimento da direita radical.

Ficheiro com o nome: donizete_rodrigues

 

Donizete Rodrigues, docente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), integra o projeto internacional “The Christian Element in Identitarian Public Law in the European Union”, do qual será o relator final. A iniciativa, financiada pela União Europeia e liderada pelo Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca de Itália, o equivalente ao Ministério da Educação e Ciência português, está a estudar as questões da extrema-direita e direita radical e identidade europeia. O estudo abrange vários países europeus, incluindo a Rússia e ainda Israel e Brasil.

O investigador da UBI é o único representante de instituições portuguesas neste consórcio internacional e a sua participação está focada sobretudo nos países do sul da Europa, com especial destaque para Portugal, mas também em contextos como o Brasil e Israel, com os quais mantém ligações académicas e científicas.

O estudo visa “aprofundar a compreensão, do ponto de vista sociológico, dos sistemas políticos, partidos e ideologias de direita radical e extrema-direita, que defendem a supremacia da identidade nacional, particularmente pela sobrevalorização da sua pertença étnica-cultural e da pretensa ‘superioridade da civilização europeia’, de base judaico-cristã”, explica o docente da UBI, lembrando que isto acontece num contexto atual de forte (i)migração e expressiva mudança cultural e religiosa, provocadas pela globalização.

A apresentação das conclusões finais está agendada para junho, na Universidade de Siena (Itália), mas, segundo Donizete Rodrigues, elas apontam para ideias como “o enorme crescimento dos partidos de direita radical e de extrema-direita, com forte discurso e ações ultranacionalistas e anti-imigração”. Algo que tem ficado demonstrado nos resultados eleitorais em diversos países.

Em Portugal, nas eleições legislativas de 2024, o partido Chega passou a ser a terceira força política do país, mas há casos em que estas forças partidárias se tornaram a maior força política, ou com uma fatia significativa de eleitorado. São disso exemplo Alemanha, Áustria, Finlândia, Holanda/Países Baixos, Hungria, Itália ou Suécia. “A forte influência dos Estados Unidos neste segmento político-ideológico, através do Presidente Donald Trump”, é outra realidade visível, de acordo com Donizete Rodrigues.

Outro aspeto analisado no estudo é a possibilidade de mudanças no panorama político que possam impactar áreas como os direitos políticos, a liberdade de expressão e os direitos das minorias, com preocupações expressas quanto a eventuais retrocessos nos valores democráticos e direitos fundamentais.

Além da vertente académica, Donizete Rodrigues destaca a relevância prática do estudo para as diversas entidades governamentais. “Os resultados podem servir de base para que as instituições europeias e nacionais possam, através dos respetivos parlamentos, conhecer melhor a situação dos imigrantes e minorias étnicas e religiosas e criar medidas/leis para garantir uma melhor integração destes grupos, resultando, desta forma, na melhoria das suas condições sociais e económicas e a diminuição dos conflitos étnicos e religiosos no espaço europeu”, conclui o docente da UBI.

Mais informação
Website do Projeto

Data da última atualização: 2025-04-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.