3. Mestrado em Design de Moda com acreditação máxima

Mestrado em Design de Moda com acreditação máxima

•   03 de maio de 2023

A Comissão de Avaliação Externa reconhece o “mérito e dedicação do corpo docente do ciclo de estudos”.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou por seis anos o curso de 2.º Ciclo em Design de Moda, da Universidade da Beira Interior (UBI), o período máximo permitido por lei.

Com 87,34% do corpo docente doutorado e mais de metade especializados na área científica fundamental do Mestrado, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) refere que o Ciclo de Estudos (CE) “dispõe de um corpo docente academicamente qualificado e especializado”, ao qual reconhece mérito não só pelo esforço e dedicação, destacando a colaboração com os alunos, para garantir o sucesso académico.

Ao longo dos últimos anos, refere o Relatório da CAE que sustenta a decisão, a nota média de entrada no curso sofreu um aumento e a procura pela formação que integra o Departamento de Artes mantém-se consistente, com um volume de candidaturas sempre superior ao número de vagas disponíveis. A forte aposta na internacionalização e na divulgação feita pela universidade e pela direção do curso são fatores que contribuem para esta procura.

No processo de acreditação, a CAE refere ainda como mais-valia as várias estruturas que oferecem apoio aos estudantes, como a Associação Académica, o Provedor do Estudante, o Gabinete de Desenvolvimento e Apoio Educativo (GDAE), o Gabinete de Internacionalização e Saídas Profissionais (GISP) e o Gabinete de Qualidade.

Integrado na oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras da UBI (FAL-UBI), o curso de 2.º Ciclo de Design de Moda pretende relacionar as necessidades da indústria com a criação de produtos de valor acrescentado para o mercado da Moda, formando profissionais capazes de gerir equipas e interpretar tendências de mercado, bem como de realizar investigação e desenvolver soluções de projetos de design complexos e inovadores.

Com o apoio de estruturas que cobrem todo o processo produtivo têxtil, desde a conceção e projeto de protótipos de produtos de moda e oficinas e ateliês abertos 24 horas por dia, o CE baseia-se numa estrutura de ensino multidisciplinar, que prepara os profissionais para oportunidades profissionais em empresas industriais ou comerciais, ateliers de design, empresas de consultoria, para trabalhar em formato freelance ou para prosseguir para o 3.º Ciclo/Doutoramento, da mesma área.

O curso de 2.º Ciclo em Design de Moda faz parte dos mestrados que vão ter candidaturas abertas, já este mês, entre 15 de maio e 16 de junho.

2º Ciclo Design de Moda
Plataforma de Candidatura da UBI