3. Urbano Sidoncha na presidência da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica

•   06 de outubro de 2023

Docente da UBI à frente da Direção da AFFEN para um mandato de dois anos.

Ficheiro com o nome: urbano_sidoncha

Urbano Mestre Sidoncha, docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleito presidente da AFFEN - Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica. Escolhido na Assembleia Geral realizada em setembro, o docente e investigador do Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura encabeça a direção da Associação até 2025.

Coordenador de um Grupo de Trabalho do Praxis dedicado à fenomenologia e à filosofia da cultura, Urbano Sidoncha dirige a primeira associação de fenomenologia do país, que conta com António Fidalgo (antigo Reitor da UBI), João Carlos Correia, José Domingues e José Manuel Santos (docentes do Departamento de Comunicação, Filosofia e Cultura) como membros fundadores.

Para Urbano Sidoncha, este é um reconhecimento da “importância do trabalho desenvolvido na Universidade na área da fenomenologia e cimenta a presença da própria UBI nas associações científicas nacionais que são representativas na área da filosofia”.

Fundada a 25 de novembro de 2000, a AFFEN surgiu com o objetivo de fomentar a investigação na área da fenomenologia e caracteriza-se por trabalhar a área de forma aberta, admitindo pensadores de correntes hermenêuticas com fortes relações à fenomenologia, bem como teóricos que apliquem a outras áreas métodos ou conceitos fenomenológicos.

Data da última atualização: 2023-10-06