3. Filme da UBI recebe “Menção Especial do Júri” no Fantasporto

Filme da UBI recebe “Menção Especial do Júri” no Fantasporto

•   11 de março de 2024

“À Luz das Impressões” foi realizado por Luís Miguel Rocha, aluno da Licenciatura em Cinema, na UBI.

Ficheiro com o nome: a luz das impressoes

O filme “À Luz das Impressões” esteve em destaque no  Fantasporto - Porto International Film Festival, tendo recebido a “Menção Especial do Júri”, no âmbito da competição Prémio do Cinema Português. O trabalho realizado por Luís Miguel Rocha foi produzido na Unidade Curricular de Projeto de Cinema I, da Licenciatura em Cinema, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI).

O filme, com duração superior a oito minutos, tem no elenco Luana Lobato, Camila Macedo e Carolina Lopes. A sinopse descreve-o como: “Visão. Sentida. Ouvida. Percepcionada. Através da Luz. Do Além. A Arte. Descobre-se”.

A “Menção Especial do Júri” é uma distinção significativa, com o peso de ter sido atribuída num dos mais reputados certames nacionais dedicados à “Sétima Arte”, que conquistou há vários anos uma importante projeção internacional.

Em 2024, o Fantasporto assinalou a 44.ª edição, tendo decorrido entre os dias 1 e 10 de março, no histórico e recém-renovado Cinema Batalha, agora designado de Batalha Centro de Cinema. Em exibição estiveram cerca de 100 filmes, lote onde se incluiu “À Luz das Impressões”. Os trabalhos vieram de 30 países.

O programa integrou quatro competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas e uma competição de curtas-metragens fantásticas, a Semana dos Realizadores, a Orient Express, dedicada a filmes asiáticos, e a competição do Prémio de Cinema Português.

Data da última atualização: 2024-03-11