3. Antigo aluno da UBI escolhido para secretário de Estado do Desporto

Antigo aluno da UBI escolhido para secretário de Estado do Desporto

•   05 de abril de 2024

Pedro Dias foi diretor da Federação Portuguesa de Futebol.

Ficheiro com o nome: Pedro Dias_UBI

O ex-aluno da Universidade da Beira Interior (UBI), Pedro Dias, é o novo secretário de Estado do Desporto. Pedro Dias, natural de Vila Nova de Gaia, frequentou a UBI nos anos 1980 e 1990, nos cursos de Gestão e Engenharia Têxtil.

Nos anos que passou na Covilhã, esteve envolvido na prática desportiva na região, nomeadamente nas modalidades de futebol (Unhais da Serra e Manteigas) e do futsal (Grupo Desportivo da Mata, da Covilhã).

Mantendo sempre uma ligação afetiva à UBI, fez parte do elenco do Conselho Geral da academia enquanto personalidade cooptada, entre os anos de 2017 e 2021.

Foi ainda um dos dinamizadores da estreita colaboração que a Universidade mantém com a Federação Portuguesa de Futebol e que resultou, por exemplo, na organização conjunta da Pós-Graduação em Treino do Futsal, que vai já na segunda edição.

Ainda enquanto estudante universitário, fez parte do comité que fundou a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) (1989-1991), organismo do qual foi vice-presidente, entre 1991 a 1993, e presidente, de 1993 a 1995. Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Comité Olímpico de Portugal e UEFA foram outras entidades a que esteve ligado.

Desde 2011 que estava na direção da Federação Portuguesa de Futebol, onde fazia parte da direção de Fernando Gomes. No Governo de Luís Montenegro, a secretaria de Estado de Pedro Dias fica na dependência de Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares.

•   UBI
Data da última atualização: 2024-04-05