3. Bartolomeu Costa Cabral desaparece aos 95 anos

Bartolomeu Costa Cabral desaparece aos 95 anos

•   22 de abril de 2024

O Arquiteto foi o projetista de diversas estruturas da UBI, como o Polo I, Biblioteca e Museu de Lanifícios.

Ficheiro com o nome: poloI_PB

O Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral, autor dos projetos de diversos edifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), faleceu aos 95 anos, no dia 20 de abril.

Aquele que foi um dos nomes mais importantes do segundo modernismo português assinou o projeto, em 1973, do Edifício da Fase I, do Instituto Politécnico da Covilhã, no designado Polo I. Iniciava-se, assim, uma ligação com a instituição que antecedeu a UBI e que inclui os projetos das Fases II, III e IV (entre 1974 e 1989), Centro de Reprografia (1978), Fase V (1987-1991), Quinta da Malufa (1988), Centro de Informática (1991-1995), Biblioteca Central (1998-2001) e Museu de Lanifícios (1999-2005), entre outras estruturas.

Bartolomeu Costa Cabral nasceu em Lisboa, em 1929, e formou-se na Escola de Belas-Artes da capital portuguesa, a antecessora da atual Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Teve uma relação próxima com outros nomes importantes da arquitetura portuguesa, como Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.

Além da UBI, deixou outra marca na cidade da Covilhã, como autor de 100 fogos no Bairro da Estação, além de outros projetos.

O Bloco das Águas Livres, em Lisboa, é uma das obras de maior projeção da sua carreira, tendo sido classificado como Monumento de Interesse Público em 2012.

Do seu portefólio fazem ainda parte a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, os laboratórios e oficinas da Escola Superior de Tecnologia de Tomar e Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Guimarães), além da Sede da Sociedade Portuguesa de Autores.

Na UBI, a obra de Bartolomeu Costa Cabral fez parte do programa de Conferências de Arquitetura MOVIMENT.A, em 2023, e foi estudada por Mariana de Oliveira Couto, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI, em tese de doutoramento apresentada na Universidade de Coimbra.

A UBI lamenta o desaparecimento de uma das figuras que contribuíram para a face que a academia tem hoje e que se mantêm, mais de 50 anos depois dos primeiros esboços, e endereça uma mensagem de condolências a todos os familiares e amigos.

•   UBI
Data da última atualização: 2024-04-22