Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI aproxima-se do México através de protocolo com Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana

UBI aproxima-se do México através de protocolo com Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana

  • NOTÍCIA
  •   04 de abril de 2025  

A assinatura da parceria serviu de mote para a criação de uma sessão que juntou a comitiva do México com empresas da região.

Ficheiro com o nome: Visita Mexico 28-03

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) firmaram um protocolo de cooperação que visa promover a ligação entre a academia e o setor empresarial, impulsionando o empreendedorismo e a internacionalização.

O acordo foi estabelecido durante a visita à UBI, no dia 28 de março, do presidente da CCILM, Jorge-Alberto Yarte-Sada, acompanhado da Ministra Conselheira Ursula Dozal, Chefe de Missão Adjunta da Embaixada do México em Portugal.

Durante a manhã, a comitiva rubricou a parceria e, durante a tarde, esteve em contacto com empresários da região da Beira Interior e ficou a conhecer o trabalho de investigação a ser desenvolvido na Faculdade de Engenharia da UBI, nomeadamente, Pedro Dinis Gaspar. O docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica tem desenvolvido projetos inovadores no âmbito agroindustrial, uma das vertentes em que a CCILM tem apostado.

O Reitor da UBI, Mário Raposo, destaca a importância desta cooperação, sublinhando que “o contacto com empresários locais pode ser um passo fundamental para futuras colaborações comerciais entre os dois países”. Acrescenta ainda que “o México, com mais de 200 milhões de consumidores, representa um mercado de grande relevância mundial e que vale a pena analisar”.

Quem também reforça a relevância do protocolo é Ursula Dozal. Em representação do Embaixador mexicano, salienta que “o estabelecimento de parcerias entre instituições académicas é um reflexo da relação próxima entre os dois países”.

No caso do documento assinado na UBI, enfatiza a relevância de se distinguir de muitos outros, por incluir um forte caráter empresarial. “Estamos certos de que a promoção da cooperação entre instituições académicas e empresas é o caminho certo para impulsionar o empreendedorismo, a inovação, a complementaridade económica e a cooperação científica e técnica”, disse durante a sessão com empresários.

Data da última atualização: 2025-04-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.