Afonso Gomes foi reconduzido como Provedor do Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), na sequência da decisão do Conselho Geral. A tomada de posse deverá ter lugar em junho, para um novo mandato de dois anos. O nome de Afonso Gomes foi o único apresentado a votação, na reunião de 16 de maio.
Para o novo mandato, Afonso Gomes ambiciona manter a proximidade como eixo estruturante da sua atuação. “Acredito que aproximar a Provedoria do Estudante dos próprios estudantes, mas também do corpo docente e dos diversos serviços, é essencial para uma intervenção eficaz e transformadora”, explica, considerando que a “dinâmica tem-se revelado particularmente frutífera, permitindo alcançar soluções equilibradas e sustentáveis para os desafios que se colocam à vivência académica”.
A recondução no cargo mantém o compromisso com a missão que abraçou em 2022 e renova-o com sentido de responsabilidade e um significado pessoal e institucional, revela Afonso Gomes: “Esta renovação representa não apenas a continuidade de um trabalho já iniciado, mas a possibilidade de aprofundar uma ação institucional cada vez mais participada, coerente e consequente”.
O percurso académico e associativo de Afonso Gomes está fortemente ligado à UBI. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e aluno de mestrado na mesma área, presidiu ao Núcleo de Estudantes do curso, liderou a Associação Académica da UBI e fez parte do Conselho Geral.
A Provedoria do Estudante, de acordo com os estatutos da UBI, tem como atribuições receber e apreciar queixas dirigidas aos órgãos e serviços da Universidade, emitir pareceres, apresentar relatórios ao Reitor e ao Conselho Geral, propor alterações a normas ou procedimentos e prestar informações sobre a sua atividade, sempre com vista à defesa dos direitos dos estudantes.