Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI promove Seminário sobre Princípios FAIR e Curadoria de Dados Científicos

UBI promove Seminário sobre Princípios FAIR e Curadoria de Dados Científicos

  • NOTÍCIA
  •   13 de junho de 2025  

O evento faz parte do projeto C4MSSData@UBI e tem inscrições abertas. Destina-se a estudantes de doutoramento, investigadores e docentes.

Ficheiro com o nome: Capa Noticia Seminario

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove este mês uma iniciativa que integra o plano estratégico da instituição para a valorização da gestão e partilha segura de dados de investigação. O tema estará em foco no 1.º Seminário do projeto C4MSSData@UBI, dedicado a dois dos eixos fundamentais da Ciência Aberta: os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e as Boas Práticas na Curadoria de Dados e Metadados.

O evento, agendado para dia 23 de junho, é dirigido a estudantes de doutoramento, investigadores e docentes, visando promover o debate e o desenvolvimento de competências práticas relacionadas com a organização, preservação e reutilização de dados de investigação.

O Seminário conta com o contributo de especialistas na área, que irão partilhar perspetivas sobre os desafios atuais na gestão de dados científicos, numa abordagem orientada para a capacitação da comunidade académica. Participam Rui Martinho (elemento do C4MSSData@UBI, mestrando em Matemática e Aplicações na UBI e professor de Matemática e Ciências Naturais, na Escola Pêro da Covilhã) e os docentes da UBI Diogo Pereira e Flávio Morais.

O seminário decorre no Anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). A participação no seminário é gratuita, sendo necessária inscrição, disponível online.

A sessão insere-se num conjunto alargado de iniciativas integradas no C4MSSData@UBI – Centro de Competências em Curadoria de Dados de Investigação, atualmente em fase de implementação na UBI.

Este projeto é coordenado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, pela Pró-Reitoria para a Universidade Digital e pelo Gabinete de Cibersegurança e Proteção de Dados.

Financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (RE-C05-i08), e alinhado com o PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação, o C4MSSData@UBI tem como missão reforçar a disseminação, preservação e acessibilidade dos dados científicos, contribuindo para a consolidação da UBI como instituição de referência no domínio da gestão de dados de investigação.

Data da última atualização: 2025-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.