Investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) publicaram um artigo na prestigiada revista “Nature Reviews Urology”, uma das cinco mais influentes na área de Urologia e Nefrologia. O trabalho explora como a exposição a substâncias químicas presentes em plásticos, pesticidas e outros produtos de uso quotidiano pode interferir na sinalização hormonal e, deste modo, afetar a saúde humana. O artigo de revisão dos investigadores da UBI intitula-se “Endocrine-disrupting chemicals as prostate carcinogens”.
O trabalho com primeira autoria de Mariana Feijó (RISE Health/UBI) e Tiago M. A. Carvalho (Universidade de Lisboa) foi liderado pela docente e investigadora Sílvia Socorro (RISE Health/UBI). São ainda co-autores Lara R.S. Fonseca (RISE Health/UBI), Cátia V. Vaz (RISE Health/UBI), Bruno J. Pereira (UBI, IPO-Coimbra), José E.B. Cavaco (RISE Health/UBI), Cláudio J. Maia (RISE Health/UBI), Ana P. Duarte (RISE Health/UBI), Endre Kiss-Toth (Universidade de Sheffield) e Sara Correia (RISE Health/UBI).
Os autores discutem como a exposição a desreguladores endócrinos pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de cancro da próstata, considerando diferentes classes de compostos e várias fontes e formas de exposição, assim como os modos de ação destas substâncias.
Os investigadores enaltecem ainda a necessidade de políticas públicas que minimizem a exposição a estas substâncias, assim como a relevância da educação e consciencialização da população sobre os riscos associados ao uso de produtos que contêm desreguladores endócrinos. A conjugação de políticas públicas robustas, educação ambiental e avanços científicos são pilares fundamentais para proteger a saúde de gerações presentes e futuras face à ameaça dos desreguladores endócrinos.