O projeto “Análise colaborativa dos impactos territoriais dos programas POCTEP e PIS: o caso do distrito de Castelo Branco” foi aprovado na 3.ª edição do concurso Science4Policy (S4P25), promovido pelo Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas (PLANAPP), em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O estudo, com a duração de seis meses, centra-se na avaliação do impacto dos projetos culturais apoiados pelos programas POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e PIS – Portugal Inovação Social no distrito de Castelo Branco. Para tal, serão criados e aplicados instrumentos de avaliação que valorizem a participação dos agentes locais e a cocriação.
O conhecimento adquirido permitirá a elaboração de uma metodologia, adaptada às especificidades dos territórios de baixa densidade e transfronteiriços, com potencial de replicação noutros contextos e capaz de apoiar a tomada de decisão em políticas culturais.
Coordenado por Márcia Silva (Investigadora Principal) e Sandra Lima Coelho (Investigadora Co-Responsável), ambas docentes convidadas do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (DS-UBI), o projeto reúne uma equipa multidisciplinar composta por Cláudia Carvalho Amador, Rafaela Ganga, Patrícia Oliveira, Bruno Ferreira da Costa e Cláudia S. Costa, com experiência consolidada em sociologia, ciência política, estudos culturais e políticas públicas.
O concurso Science4Policy (S4P), que vai na 3.ª edição, financia estudos de ciência orientados para as políticas públicas, reforçando a ligação entre conhecimento científico e decisão política na Administração Pública.