A Universidade da Beira Interior (UBI) reafirmou a estratégia de contribuir para a integração de pessoas com deficiência no Ensino Superior e no mercado de trabalho, com a organização de um Encontro que reuniu membros da comunidade académica, do sector empresarial e do terceiro sector.
Com a designação “Os Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência, no Ensino Superior e no Trabalho”, o evento resultou de uma parceria da Valor T IES, agência da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Os participantes refletiram sobre os principais temas que se colocam no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência e tiveram oportunidade de assistir à apresentação formal da agência Valor T IES.
 |
 |
A iniciativa traduziu-se no reforço, por parte da UBI, do seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, sublinhando a importância do trabalho colaborativo e interinstitucional na construção de soluções eficazes para a inclusão plena de todas as pessoas, em especial daquelas em situação de maior vulnerabilidade.
O Encontro surgiu no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre a UBI, a SCML e a Direção-Geral do Ensino Superior, em setembro de 2024.
A parceria resultou na criação da Valor T IES, na qual participam outras Instituições de Ensino Superior (IES), que visa promover a empregabilidade de diplomados com deficiência.
A rede aposta na criação de pontes entre o meio académico e o mercado de trabalho, potenciando os recursos científicos, técnicos e humanos existentes nos parceiros. A transição para a vida profissional é, assim, apoiada de forma estruturada e inclusiva, com vista a uma sociedade mais equitativa e acessível para todos. Foi neste contexto que a UBI colocou em prática o Plano de Ação UBI SCML.
O Encontro “Os Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência, no Ensino Superior e no Trabalho” teve lugar a 25 de setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). Participaram Ana Paula Duarte (Reitora da UBI), Regina Gouveia (vereadora da Câmara Municipal da Covilhã), Vanda Nunes (diretora da Valor T), Isabel Barrau (diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional da Covilhã) e Amélia Augusto (Vice-Reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social), Paula Gomes Pinto (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e Rosa Marina Afonso (FCSH-UBI).