A Universidade da Beira Interior (UBI) é líder de um projeto internacional que vai dar uma resposta inovadora ao desafio de integrar competências digitais e literacia em Inteligência Artificial (IA), no Ensino Superior. O Promptme4Better tem participação dos docentes do Departamento de Informática (DI-UBI) Nuno Pombo e Sebastião Pais e valeu-lhe um financiamento de 250 mil euros do programa europeu ERASMUS+.
O projeto recebeu elogios por parte da entidade financiadora, por apresentar objetivos claros e bem alinhados com as prioridades do Erasmus+.
O ponto central do trabalho é a literacia em escrita de prompts (“prompt writing”), que são instruções ou questões colocadas a um sistema de IA que desencadeiam uma resposta.
O Promptme4Better pretende avaliar e identificar necessidades e tendências no estado atual de “prompt writing” e desenvolver uma plataforma online de formação e módulos digitais interativos para ensinar na escrita destes comandos. Em paralelo, e de forma dirigida ao Ensino Superior, destina-se a promover competências digitais nos estudantes, capacitando-os para melhorar a interação com ferramentas de IA e, ainda, criar um roteiro de integração da literacia em “prompts” nos estudantes, incluindo recomendações de políticas e disseminação de práticas.
Neste âmbito, o projeto prevê desenvolver uma plataforma de aprendizagem acessível e módulos de formação digitais para estudantes, incluindo testes e exercícios práticos. Além disso, pretende-se validar a plataforma em diferentes contextos e cenários, tais como o ensino da engenharia de software, dos algoritmos e estruturas de dados e da ciência de dados, entre outros.
Para os docentes, vai criar um programa “train-the-trainer”, para capacitar os professores a orientar estudantes na aprendizagem de escrita de “prompts”. No final, haverá uma certificação que valida as competências adquiridas.
Outros dos resultados esperados implicam a elaboração de Relatórios de políticas e disseminação, com recomendações para decisores e instituições universitárias.
“A integração de módulos e a formação de docentes garantem a continuidade e incorporação destas matérias nos currículos. Ao capacitar estudantes em competências de IA aplicáveis transversalmente, o projeto responde a necessidades concretas do mercado de trabalho internacional”, destaca Nuno Pombo, que refere ainda o carácter transversal das conclusões esperadas: “Os resultados são transferíveis para diferentes áreas disciplinares (STEAM e além), promovendo sinergias entre ciência, educação e indústria”. Os relatórios e recomendações do projeto têm também o potencial para influenciar práticas institucionais e políticas educativas a nível europeu, ainda de acordo com o docente do DI-UBI.
Além da UBI, o consórcio integra entidades de diferentes áreas, incluindo investigação, desenvolvimento, formação, consultoria, Ensino Superior e inovação tecnológica. A participação de Pequenas e Médias Empresas e parceiros especializados assegura que o conhecimento produzido não irá restringir-se ao meio académico, mas também encontra aplicação em contextos práticos e profissionais. As organizações parceiras são a EDUJI, empresa turca focada em investigação, desenvolvimento tecnológico, software, design e consultoria tecnológica; a EOLAS, empresa espanhola especialista em consultoria e inovação empresarial; a CENTOFORM, organização italiana dedicada à formação profissional e ao desenvolvimento de competências; e as universidades de Uppsala, da Suécia, e de Bordéus, de França.