Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. 24 investigadores da UBI entre os mais influentes do mundo

24 investigadores da UBI entre os mais influentes do mundo

  • NOTÍCIA
  •   25 de setembro de 2025  

O “World’s Top 2% Scientists” volta a destacar investigadores da UBI entre os que mais se destacaram pelo impacto científico.

Ficheiro com o nome: stanford_list

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) conta com 24 investigadores em destaque na última atualização de uma lista mundial que apresenta os cientistas com maior impacto nas suas áreas. O “World’s Top 2% Scientists”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), é um dos mais prestigiados rankings internacionais, apresentando os melhores cientistas nas categorias “Carreira” e “Ano”, a partir de dados extraídos da SCOPUS, a maior base de dados de citações de artigos científicos.

Entre os mais relevantes da categoria “Ano”, estão, por ordem alfabética, António João Marques Cardoso, António Manuel Cardoso Marques, Arminda Maria Finisterra do Paço, Duarte de Melo-Diogo, Gilberto L. Alves, Hugo Pedro Proenca, Ilídio J. Correia, Imed Jlassi, Ivan B. Kaygorodov, Ivan Miguel Pires, João J. Ferreira, Khaled Laadjal, Maria Helena Batista Alves, Mário Cardoso Marques, Mário José Batista Franco, Mário Lino Barata Raposo, Mostafa Barzegar Gerdroodbary, Paulo Alexandre de Oliveira Duarte, Paulo J. Oliveira, Rui Paulo Jorge Moreno e Victor Manuel Moutinho.

No que se refere aos melhores na lista “Carreira”, estão António João Marques Cardoso, António Manuel Cardoso Marques, Arminda Maria Finisterra do Paço, Hugo Pedro Proença, Ilídio J. Correia, João J. Ferreira, Jorge Manuel Martins Barata, Luís A. Alexandre, Mário Cardoso Marques, Michèle Trancossi, Mostafa Barzegar Gerdroodbary, Paulo J. Oliveira, Rui Paulo Jorge Moreno e Victor Manuel Moutinho.

Onze elementos da UBI são referidos simultaneamente nas listas “Carreira” e “Ano”.

A presença continuada de investigadores da UBI entre os melhores 2% do mundo, em anos consecutivos, reflete a consolidação da qualidade da ciência com assinatura dos elementos da academia, e justifica a inovação e relevância dos mesmos.

Acresce ainda a natureza multidisciplinar do trabalho desenvolvido. De acordo com o “World’s Top 2% Scientists”, os 24 investigadores estão categorizados nos campos e subcampos Química, Matemática, Polímeros, Toxicologia, Medicina, Farmacologia e Farmácia, Engenharia Biomédica, Economia, Gestão, Administração, Marketing, Ciências do Desporto, Engenharia (Aeroespacial, Mecânica e Transportes, Industrial e Automação), Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia, Ciências Ambientais e Inteligência Artificial e Processamento de Imagem.

O “World’s Top 2% Scientists”, é coordenado por John P. A. Ioannidis, e publicado pela Elsevier, com o título “August 2025 data-update for ‘Updated science-wide author databases of standardized citation indicators’”. Esta base de dados pública de cientistas citados fornece informação normalizada sobre os investigadores de maior impacto. Os cientistas são classificados em 22 áreas científicas e 174 subáreas. Os dados relativos à “Carreira” estão atualizados até ao final de 2024, e os dados do “Ano” mais recente referem-se às citações recebidas durante o ano civil de 2024.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Data da última atualização: 2025-09-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.