A Universidade da Beira Interior (UBI) promove uma sessão sobre os temas dos Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e das Boas Práticas na Curadoria de Dados e Metadados, dois eixos fundamentais da Ciência Aberta.
O 2.º Seminário do projeto C4MSSData@UBI está agendado para dia 1 de outubro, inserido no plano estratégico da academia para a valorização da gestão e partilha segura de dados de investigação.
A iniciativa tem como público-alvo estudantes de doutoramento, investigadores e docentes, visando promover o debate e o desenvolvimento de competências práticas relacionadas com a organização, preservação e reutilização de dados de investigação. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição, disponível online.
O Seminário terá contributos de especialistas que irão partilhar perspetivas sobre os desafios atuais na gestão de dados científicos, numa abordagem orientada para a capacitação da comunidade académica. Participam Rui Martinho (elemento do C4MSSData@UBI, mestrando em Matemática e Aplicações na UBI e professor de Matemática e Ciências Naturais, na Escola Pêro da Covilhã) e as docentes da UBI Joana Curto e Maria Eugénia Ferrão.
O seminário decorre no Auditório da Biblioteca Central da UBI (junto ao Polo I).
A sessão insere-se num conjunto alargado de iniciativas integradas no C4MSSData@UBI – Centro de Competências em Curadoria de Dados de Investigação, atualmente em fase de implementação na UBI. O projeto é coordenado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento e pelo Gabinete de Cibersegurança e Proteção de Dados.
Financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (RE-C05-i08), e alinhado com o PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação, o C4MSSData@UBI tem como missão reforçar a disseminação, preservação e acessibilidade dos dados científicos, contribuindo para a consolidação da UBI como instituição de referência no domínio da gestão de dados de investigação.
