A Universidade da Beira Interior (UBI) vai disponibilizar formação altamente especializada para profissionais que elaboram candidaturas de projetos para financiamento pela União Europeia (UE), com recurso a inteligência artificial (IA). Esta oferta resulta da criação do UBI Training Hub – AI-assisted Project Writing, o qual tem por base o sistema WinCode, e assenta em bases metodológicas que incorporam aspetos que o diferenciam de outras ferramentas, como o facto de incluir uma filosofia “Human-in-the-Loop” e um “Fact-Checking Mandate”, conduzindo a pesquisas apenas em fontes oficiais e evitando assim as “alucinações” de outros modelos genéricos de IA.
Segundo a Vice-Reitora Sílvia Socorro, “este aspeto diferenciador pesou naturalmente na adesão à iniciativa, pois apesar de muitas instituições de renome terem formações a este nível, como é o caso do MIT (Massachusetts Institute of Technology), da Universidade de Boston ou da Universidade de Oxford, só para referir algumas, a UBI considera que existem preocupações e critérios que é preciso garantir, no uso destas ferramentas”. “Por este motivo, e paralelamente, investimos em cursos e Webinars de Ética e Integridade da Investigação e de utilização responsável de IA, que irão abrir em breve”, acrescenta.
O Hub pretende inovar na escrita de candidaturas com recurso a um modelo cientificamente rigoroso de conceção e gestão de projetos, orientado para maximizar a eficácia na captação de financiamento da UE e reforçar a sustentabilidade dos projetos.
O curso de lançamento do Hub, que decorre de 3 a 5 de fevereiro, e outros que virão a ser realizados, serão centrados na utilização responsável de ferramentas de IA e na aplicação de metodologias estruturadas, abrangendo todo o ciclo de um projeto de investigação: conceção, preparação para avaliação, implementação e elaboração de resultados.
Adianta ainda Sílvia Socorro que “a questão central em torno do uso da IA é a sua aplicação dentro dos mais rigorosos padrões éticos e de boas práticas”. A Vice-Reitora responsável pelas áreas da Investigação, Inovação e Desenvolvimento chama a atenção para a relevância atual do tema, que tem estado em análise e reflexão por várias entidades, como é o caso da EUA (European University Association). “Esta organização tem uma publicação recente, que contou com a participação de Paulo Ferreira (Presidente do CRUP), que explora, precisamente, como as instituições de Ensino Superior se devem posicionar, isto é, promovendo a consciência sobre a capacidade e as limitações da IA e alinhando a investigação com padrões científicos abertos, práticas de dados FAIR e iniciativas de métricas responsáveis, como a Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA) e o Código de Conduta Europeu para a Integridade da Investigação”, refere ainda Sílvia Socorro.
O UBI AI Project Writing Hub resulta de uma parceria com a Better Future (Eslovénia), tendo como interlocutora, na UBI a unidade de investigação e desenvolvimento NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, e prevê-se venha a ter um forte impacto regional. Considerando o desenvolvimento crescente na área, a estrutura poderá vir a afirmar-se como um Centro de Excelência na metodologia de preparação de candidaturas de projetos, exportando a sua ação além das instituições académicas para organizações governamentais e não-governamentais, assim como para PMEs e outras instituições de diversa natureza, reforçando a capacidade da região para competir eficazmente por fundos como o Horizon Europe e o Erasmus+.
A assinatura do protocolo entre a UBI e a Better Future, com a presença da Vice-Reitora Sílvia Socorro e Igor Razbornik (Better Future), decorre na Fábrica do Moço (Polo I), no dia 3 de fevereiro, às 16h30.