Serviços disponibilizados
Consulta individual (Aconselhamento e Psicoterapia)
Esta consulta poderá envolver trabalho nas seguintes problemáticas: ansiedade e stress, problemas relacionais, depressão, saúde e bem-estar, perda e luto, problemas familiares, solidão, comportamentos compulsivos, dificuldades de aprendizagem, problemas com álcool e outras drogas, suicidalidade, direcionamento de carreira, desempenho académico, procrastinação, gestão do tempo, transição e ajustamento, entre outras.
Além destas intervenções, serão disponibilizadas sessões de relaxamento individuais (muscular e imagético).
Trabalho com grupos e workshops
Promoção de atividades de grupo regulares (6-12 participantes). A participação em alguns grupos poderá requerer uma entrevista inicial prévia para determinar a sua adequabilidade. São desenvolvidos 3 grupos de trabalho:
- Desenvolvimento pessoal
- Desenvolvimento de carreira
- Desenvolvimento de aprendizagem
O grupo de desenvolvimento pessoal desenvolve atividades onde se exploram as seguintes temáticas (entre outras): raiva e conflito, assertividade, imagem corporal, problemas de saúde, depressão, gestão da ansiedade, técnicas de relaxamento, adaptação cultural, saudades de casa, inter relações pessoais, auto-estima, gestão do stress, etc.
O grupo de carreira desenvolve atividades de exploração de carreiras, tomada de decisão, pesquisa de oportunidades de trabalho, como estar numa entrevista, etc.
O grupo de aprendizagem desenvolve atividades na área da aprendizagem nas seguintes áreas (entre outras): habilidades de aprendizagem, hábitos de estudo, procrastinação, gestão do tempo, preparação para os exames, resolução de problemas, etc.
Empreendedorismo social
Promoção de programas de voluntariado e projetos específicos tendo em vista o envolvimento da comunidade académica da UBI e intervindo nos diferentes quadrantes da sociedade.
Através da participação ativa em diversas fases da criação destes programas e projetos, os estudantes terão oportunidade de contribuir para a consolidação do sentido de comunidade, ao mesmo tempo que se vêem implicados na melhoria da sua qualidade de vida académica.
Programas e projetos a desenvolver nas áreas de:
- Educação para a Saúde (álcool, tabaco, drogas, VIH e outras DST's, etc)
- Educação para a Cidadania
- Criação de programas de Educação pelos pares
- Programa Crianças Empreendedoras
Investigação aplicada
O serviço de investigação tem como principal função a facilitação da investigação aplicada por parte dos docentes e dos estudantes que estejam a realizar investigação psicológica e social.
Serão desenvolvidas investigações primárias na área do levantamento de necessidades específicas em vários domínios do funcionamento psicológico, que servirão também para nortear as intervenções dos outros Serviços do GAPES.