Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. SASUBI - Serviços de Açao Social - Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social

SASUBI - Serviços de Açao Social - Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social

Serviços disponibilizados

Consulta individual (Aconselhamento e Psicoterapia)

Esta consulta poderá envolver trabalho nas seguintes problemáticas: ansiedade e stress, problemas relacionais, depressão, saúde e bem-estar, perda e luto, problemas familiares, solidão, comportamentos compulsivos, dificuldades de aprendizagem, problemas com álcool e outras drogas, suicidalidade, direcionamento de carreira, desempenho académico, procrastinação, gestão do tempo, transição e ajustamento, entre outras.
Além destas intervenções, serão disponibilizadas sessões de relaxamento individuais (muscular e imagético).

Trabalho com grupos e workshops

Promoção de atividades de grupo regulares (6-12 participantes). A participação em alguns grupos poderá requerer uma entrevista inicial prévia para determinar a sua adequabilidade. São desenvolvidos 3 grupos de trabalho:

  1. Desenvolvimento pessoal
  2. Desenvolvimento de carreira
  3. Desenvolvimento de aprendizagem

O grupo de desenvolvimento pessoal desenvolve atividades onde se exploram as seguintes temáticas (entre outras): raiva e conflito, assertividade, imagem corporal, problemas de saúde, depressão, gestão da ansiedade, técnicas de relaxamento, adaptação cultural, saudades de casa, inter relações pessoais, auto-estima, gestão do stress, etc.

O grupo de carreira desenvolve atividades de exploração de carreiras, tomada de decisão, pesquisa de oportunidades de trabalho, como estar numa entrevista, etc.

O grupo de aprendizagem desenvolve atividades na área da aprendizagem nas seguintes áreas (entre outras): habilidades de aprendizagem, hábitos de estudo, procrastinação, gestão do tempo, preparação para os exames, resolução de problemas, etc.

Empreendedorismo social

Promoção de programas de voluntariado e projetos específicos tendo em vista o envolvimento da comunidade académica da UBI e intervindo nos diferentes quadrantes da sociedade.

Através da participação ativa em diversas fases da criação destes programas e projetos, os estudantes terão oportunidade de contribuir para a consolidação do sentido de comunidade, ao mesmo tempo que se vêem implicados na melhoria da sua qualidade de vida académica.

Programas e projetos a desenvolver nas áreas de:

  • Educação para a Saúde (álcool, tabaco, drogas, VIH e outras DST's, etc)
  • Educação para a Cidadania
  • Criação de programas de Educação pelos pares
  • Programa Crianças Empreendedoras

Investigação aplicada

O serviço de investigação tem como principal função a facilitação da investigação aplicada por parte dos docentes e dos estudantes que estejam a realizar investigação psicológica e social.

Serão desenvolvidas investigações primárias na área do levantamento de necessidades específicas em vários domínios do funcionamento psicológico, que servirão também para nortear as intervenções dos outros Serviços do GAPES.

Data da última atualização: 17-11-2014
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.