Objetivos Gerais
|
Os objectivos do curso respondem às exigências estabelecidas pelo artigo 5º do decreto-lei n.º 74/2006 de 24 de Março e visam assegurar aos licenciados em Economia da UBI condições de formação e integração profissional idênticas às dos seus pares de escolas nacionais e europeias de referência na área de formação de economia.
O curso tem como objectivo geral o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, de análise, de aplicação, de avaliação e transferibilidade de conhecimentos (utilizando os conceitos, teorias, técnicas e métodos de resolução e de análise nas diversas áreas da ciência económica- Economia Financeira e Monetária, Economia do Crescimento, Economia Industrial, Economia e Finanças Publicas, Economia Internacional,Contabilidade Financeira,...) para a resolução de problemas económicos concretos em novos contextos, servindo de pilar fundamental na formação profissional da pessoa ao longo da sua vida activa.
|
Competências
|
Um aspecto central no Processo de Bolonha é o da mudança de paradigma de ensino. O processo preconiza a passagem de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências. As competências que os estudantes deverão evidenciar após a conclusão da licenciatura, agrupam-se nos domínios de conhecimento e compreensão, intelectuais, práticas e transferibilidade.
Como competências genéricas enunciam-se as seguintes:
Conhecimento e Compreensão: A – Compreende a organização do processo económico e dos mercados, a sua finalidade, a sua estrutura, as condições de funcionamento e a sua dinâmica; B – Compreende o perfil dos diferentes agentes, consumidores, produtores, empresas, Estado e outras instituições na determinação do seu desempenho económico nos diferentes níveis de análise: micro-económico, macroeconómico, sectorial, espacial e temporal; C – Identifica fontes, recolhe e selecciona informação relevante para a análise económica: primária, publicada disponível, sectorial, regional, nacional e internacional; D – Compreende instrumentos de análise quantitativa para converter essa informação em conhecimento adequado ao estudo de problemas da economia real; E – Compreende os objectivos, ideias, conceitos, estruturas, âmbitos de análise, métodos e técnicas veiculados na literatura económica teórica e empírica utilizada no processo de aprendizagem; F – Interpreta, para potencial utilização, resultados publicados nas mais diversas fontes de produção científica e institucional na área de economia (artigos, relatórios, estudos, legislação, etc.);
Intelectuais G – Revela poder de abstracção e de sistematização na identificação e delimitação de aspectos centrais de um problema económico; H – Compara e avalia teorias, métodos e modelos alternativos no tratamento de problemas económicos; I – Organiza recolha de publicações que reflictam o estado da arte para o estudo de problemas económicos específicos; J – Estrutura quadros de avaliação dos impactes da política económica e de factores exógenos; L – Analisa canais de transmissão dos efeitos de variáveis económicas e as suas relações de interdependência; M – Relaciona princípios de teoria económica com a formulação da política económica;
Práticas O – Pesquisa recursos on-line e em centros de documentação adequados à abordagem de problemas da realidade económica e social e à formulação de problemáticas de investigação teórica e empírica; P – Colecta e organiza dados económicos, financeiros, sociais e outros, operacionaliza-os e converte-os em informação para a análise económica, avaliação e suporte à tomada de decisão com recurso a ferramentas informáticas de base estatística, econométrica e outras; Q – Demonstra capacidades de concepção, organização, execução de trabalhos empíricos, recorrendo ao uso de métodos e técnicas apropriadas; R – Revela capacidade de selecção e utilização de técnicas quantitativas e proficiência na análise numérica, gráfica e diagramática de questões económicas adequadas ao seu nível de formação; S – Demonstra competências de comunicação oral e escrita, apresentação de conteúdos, redacção de trabalhos e relatórios; T – Elabora e analisa estudos de viabilidade e de desempenho económico-financeiro de empresas, elabora e analisa relatórios e mapas de demonstrações contabilístico-financeiras de empresas, analisa relatórios económicos de organismos nacionais e internacionais e estudos económicos de natureza teórica, empírica e de politica económica; U – Aplica técnicas de medida e de avaliação de desempenho económico, nomeadamente, nível de actividade económica, crescimento do produto e preços, flutuações cíclicas, processos de mutação estrutural e de impacte de políticas e choques ao nível macro e microeconómico, sectorial e espacial;
Transferibilidade V – Aplica conceitos e instrumentos de análise económica na abordagem de novos factos e em contextos diferentes; Y – Demonstra proficiência na comunicação de ideias, conceitos, metodologias e resultados da análise económica e no uso de tecnologias de suporte, bem como capacidade de adequação dos conteúdos e do processo de comunicação à especificidade dos seus fins, público e contexto.
|
Saídas Profissionais
|
A formação em Economia confere aos seus graduados a opção por uma actividade profissional de entre uma significativa diversidade de percursos profissionais, em organismos públicos e privados, empresas industriais, empresas financeiras, empresas de serviços, profissionais independentes e constituição pelo ex-aluno da sua própria empresa nas mais variadas actividades. Enunciam-se como percursos e empregadores potenciais: • Quadros superiores de organismos da administração pública central (direcções gerais, departamentos de planeamento e de prospectiva, financeiros, estatísticos, administrativos e outros) e local (departamentos administrativos, financeiros e técnicos de Câmaras Municipais e Serviços Municipalizados). • Quadros superiores de organismos da União Europeia e outros organismos internacionais. • Quadros superiores de associações empresariais e profissionais • Quadros superiores de Bancos, Sociedades de Investimento, Seguradoras, Sociedades Correctoras e Sociedades Financeiras de Corretagem e outras sociedades de intermediação financeira. • Quadros superiores de empresas industriais nas suas várias unidades funcionais (departamento comercial e de aprovisionamento, administrativo e financeiro, marketing,…) • Quadros superiores de empresas de serviços (distribuição, consultoria e auditoria,…) • Quadros superiores na área do ensino. • Profissional independente nas áreas de consultoria financeira, contabilística, fiscal, entre outras. • Constituição da própria empresa no sector da indústria ou serviços.
|
Infraestruturas
|
Como estruturas de apoio, os alunos do curso de 1º ciclo de Economia dispõem, entre outras, de: Biblioteca Central da UBI (200 postos de trabalho informático, aberta das 9 às 23 horas); Biblioteca e recursos on-line (entre outros, B-on disponibiliza e-books e periódicos com acesso a resumos e a texto integral, acesso a bases de dados e estatísticas do INE); Biblioteca da Unidade de Ciências Sociais e Humanas, Pólo IV (Ernesto Cruz - 2ª a 6ª feira - das 9h00 às 20h00; Sábado - das 10h00 às 13h30); Centro de Documentação Europeia (Biblioteca Central); Centros Informáticos (dois centros; um dos quais aberto 24 horas); e-UBI (plataforma e-Learning: disponibiliza conteúdos digitais e assegura a interacção docente-aluno e aluno-aluno 24 horas x 365 dias); Serviços digitais: rede (por cabo e wireless, interna e externa) e acesso permanente à Internet (com correio electrónico, telnet e www) |