Objetivos Gerais
|
O curso de 1º ciclo em Cinema da UBI confere aos alunos a capacidade de atuar criativamente nas diversas áreas da atividade cinematográfica (realização, produção, guionismo, fotografia, montagem e som) e da sua promoção, divulgação e estudo. Permite-lhes igualmente refletir sobre os fundamentos teóricos, éticos e estéticos da atividade cinematográfica. Capacita-os para a implementação autónoma de projetos.
Estes objetivos são alcançados através da experimentação de abordagens pessoais e contemporâneas à criação cinematográfica nas suas diversas vertentes, de uma formação de base teórica sólida e abrangente, da prática laboratorial e projetual consistente e do debate regular em seminários, conferências e masterclasses com especialistas das mais variadas áreas.
O curso destina-se tanto a alunos de graduação que pretendam ingressar imediatamente no mercado de trabalho após a sua conclusão como a alunos que enveredem pelo prosseguimento dos estudos. |
Competências
|
No final do curso, o aluno deve: a) Ser capaz de conceber criativamente uma obra cinematográfica, dominando as necessidades e especificidades das principais funções existentes na produção fílmica (produção, realização, guionismo, fotografia, montagem e som) e identificando as exigências associadas ao processo criativo da mesma.
b) Dominar a especificidade e a sofisticação técnica e artística da criação cinematográfica, conciliando conceitos e teorias fundamentais da história do cinema com procedimentos e tecnologias contemporâneas que lhe permitam executar uma obra cinematográfica sólida de modo flexível.
c) Evidenciar capacidade de trabalho em equipa, sentido de responsabilidade na gestão de recursos e equipamentos, disponibilidade e empenho na aprendizagem, aptidão empreendedora e/ou liderante, atitude criativa e arrojada e sentido de compromisso profissional.
d) Ser capaz de exercer um juízo crítico devidamente fundamentado sobre as obras alheias e sobre o seu próprio trabalho, dominando as ferramentas teóricas e argumentativas necessárias à elaboração de um discurso verbal ou visual consistente e inventivo.
e) Ser capaz de analisar e compreender a atividade cinematográfica nas suas múltiplas dimensões, indo da obra fílmica única à filmografia de um autor ou aos paradigmas das diversas tradições e cinematografias mundiais.
f) Compreender o relevo do cinema no conjunto das formas de expressão artísticas e comunicacionais e articular a sua ligação estética e técnica às demais artes.
g) Ser capaz de avaliar as condições, implicações e consequências éticas, políticas, sociais e económicas da atividade cinematográfica.
h) Revelar uma elevada compreensão e aplicação da pluralidade e vastidão da teoria e da história cinematográficas nos mais variados contextos (criativo, mediático, cultural), no que respeita a géneros, autores ou sistemas de produção.
i) Ser capaz de conceber, programar e promover atividades cinematográficas de diversos tipos, desde mostras a festivais de cinema, passando por bases de dados, publicações especializadas, conferências e seminários, entre outras, de forma coerente e inovadora.
j) Ser capaz de, autonomamente, prosseguir iniciativas de pesquisa, investigação e reflexão sobre matérias, valores e procedimentos da atividade cinematográfica.
k) Demonstrar uma mentalidade empreendedora através de iniciativas empresariais pessoais ou da colaboração e integração em estruturas existentes.
|
Saídas Profissionais
|
A formação abrangente proporcionada pelo curso, conciliando a aprendizagem teórica e a aprendizagem prática, permite, no final do mesmo, que os alunos desempenhem as mais variadas funções nas diferentes vertentes da atividade cinematográfica, seja em tarefas de liderança criativa e profissional (realizador, produtor, guionista, montador, director de fotografia ou director de som) seja em tarefas de assistência e apoio.
Tal formação permite, igualmente, o desenvolvimento de atividades de natureza mais reflexiva como a investigação científica, a crítica e o ensaísmo, bem como de divulgação da cultura cinematográfica (programação ou edição, por exemplo).
De igual modo, os alunos estão capacitados para desenvolver atividades em áreas afins ao cinema como a programação e a animação culturais ou a produção de conteúdos para diversos suportes e plataformas mediáticos (televisão, internet, videojogos, etc.)
Os alunos estão igualmente habilitados a fornecer formação especializada teórica e prática na área do cinema.
|
Infraestruturas
|
CENTRO DE INFORMÁTICA: Apoio informático.
BIBLIOTECA: Aberta 24h; salas leitura/trabalhos grupo; bibliografia; filmoteca.
UI&D LABCOM-Comunicação e Artes (Classif. FCT: Muito Bom): a) Principais eventos Jornadas Cinema em Português O Cinema e as Outras Artes Montanha Mágica (inclui residência artística) StoryBits Seminário Crítica do Cinema Conferência O Processo Criativo Seminário Escutar Imagens
b) Publicações Coleção Ars - Livros DOC On-line – Revista Digital de Cinema Documentário Coleção Jornadas Cinema em Português
CREA: Estúdio TV Pós-produção imagem/som Laboratório fotografia
Cinubiteca (180 lugares) Armazém de Cinema
DIVULGAÇÃO: Festival UBICinema, desde 2006 Extensões CINANIMA, CinEco, Caminhos, etc. Colaboração com PNC-Plano Nacional de Cinema Exibições do Núcleo de Estudantes Base de dados sobre Cinema Português DOC Alliance – curated program “Made in UBI” Canal 180 “Showcase UBI” Facebook: UBICinema |