Objetivos Gerais
|
Os principais objetivos deste curso são:
- Oferecer uma formação interdisciplinar de excelência que integre e aplique os princípios básicos da Física, Química, Biologia e métodos de Engenharia na compreensão e resolução de questões atuais no âmbito da Saúde.
- Dotar os licenciados com competências nas áreas das ciências e tecnologias biomédicas, que lhes permitam a inserção no mercado de trabalho ou o ingresso num 2º ciclo de estudos em Ciências Biomédicas ou áreas afins.
- Formar profissionais aptos a integrar equipas multidisciplinares, capazes de fazer a interface entre a Biomedicina, a Física, a Química e a Engenharia.
|
Competências
|
Competências Gerais
- Compreender e aplicar conhecimentos das áreas da Biologia, Química, Física e Engenharia na resolução de problemas científicos e tecnológicos. - Conhecer os fundamentos da investigação científica em Ciências Biomédicas e interpretar a informação daí resultante. - Ser capaz de procurar informação adequada e atualizada nas áreas científicas e tecnológicas. - Executar e compreender protocolos experimentais. - Redigir, interpretar e apresentar resultados experimentais. - Desenvolver e demonstrar pensamento crítico. - Conhecer e aplicar os princípios éticos inerentes à sua formação e atividade. - Agir com elevado grau de autonomia, rigor e de respeito pelos pares. - Estabelecer relações interpessoais e trabalhar numa equipa multidisciplinar. - Ser capaz de se adaptar a novas situações pessoais e socio-culturais. - Desenvolver competências de gestão na organização e planificação de tarefas, de liderança e espírito empreendedor.
Competências específicas em investigação e desenvolvimento em contexto académico, empresarial e clínico
- Integrar equipas multidisciplinares envolvidas em projetos de investigação básica e translacional, de desenvolvimento tecnológico e consultadoria. - Aplicar os conhecimentos de anatomia, histologia e fisiologia adquiridos no contexto dos sistemas locomotor, cardio-circulatório, respiratório, endócrino, nervoso, imunitário, digestivo, urinário e reprodutor na resolução de problemas práticos. - Participar em atividades de investigação científica e executar técnicas laboratoriais fundamentais para as Ciências Biomédicas. - Manipular amostras biológicas de origens diversas e produtos químicos de acordo com as regras de segurança e boas práticas laboratoriais, mostrando respeito por si, pelos outros e pelo ambiente. - Interpretar documentos científicos nas principais áreas científicas da licenciatura. - Participar em processos de selecção, aquisição, monitorização e manutenção de equipamentos de diagnóstico e terapêutica. - Usar componentes eletrónicos e compreender a sua aplicação em biomedicina. - Compreender o modo de funcionamento de equipamentos biomédicos e usar instrumentação médica. - Ser capaz de usar e desenvolver aplicações informáticas com aplicação nas Ciências Biomédicas.
|
Saídas Profissionais
|
A formação multidisciplinar dos licenciados em Ciências Biomédicas é uma mais-valia para a sua inserção em vários domínios do mercado de trabalho, quer seja académico, empresarial ou de investigação básica ou de translação. Desta ampla variedade de saídas profissionais, destacam-se: o desenvolvimento de investigação científica nas áreas multidisciplinares das ciências e tecnologias biomédicas, em meio laboratorial e/ou empresarial, procurando respostas para os atuais problemas das Ciências da Saúde, participação em processos de certificação de equipamentos biomédicos, desenho e conceção de novos equipamentos utilizados em Biomedicina, assistência técnica e apoio comercial, manutenção de equipamentos e participação em transferência de tecnologia. A sua atividade poderá ser exercida em Laboratórios (públicos e privados), Centros e Institutos de Investigação e Desenvolvimento, Empresas de Instrumentação Médica, Empresas Farmacêuticas, Empresas de Biotecnologia, Centros Médicos e Hospitalares, Universidades e outras instituições de ensino.
|
Infraestruturas
|
A licenciatura em Ciências Biomédicas resulta da colaboração entre os departamentos de Ciências Médicas, Química, Física e Engenharia Eletromecânica. A Faculdade de Ciências da Saúde, a que pertence o departamento de Ciências Médicas, em conjunto com as suas instalações na “Fábrica do Moço” no Pólo I da UBI, possui várias salas de aula, de tutoria e de autoaprendizagem. Possui também vários laboratórios de ensino e de investigação, incluindo os pertencentes ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde, explorando a interação e complementaridade entre a Biomedicina, a Engenharia e a Física. Os departamentos de Química, Física e Engenharia Eletromecânica dispõem de diversos laboratórios muito bem equipados, não só com os equipamentos utilizados nas atividades de ensino, mas também com diversos protótipos desenvolvidos nas atividades de investigação e desenvolvimento, obedecendo a todos os requisitos para que se possa oferecer um ensino graduado e pós-graduado de excelência.
|