A 5ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão elegeu o trabalho “Direito à Memória” como o Melhor Documentário que concorreu ao certame. O filme tem como tema central o discurso do general Humberto Delgado proferido em 1958 e foi produzido pelo aluno do Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior (UBI), Rúben Sevivas.
O documentário tem a duração de nove minutos e cruza imagens do estado atual de abandono do Cine Teatro de Chaves, edifício histórico da cidade transmontana, e o discurso de campanha de Humberto Delgado. A intervenção feita naquele espaço pelo opositor ao regime do Estado Novo foi na altura gravado e posteriormente ocultado para que não caísse nas mãos da PIDE.
Rúben Sevivas, que também fez a Licenciatura em Cinema na UBI, conseguiu obter uma cópia da gravação, com a qual produziu “Direito à Memória”, o seu segundo filme. Produzido no âmbito da Unidade Curricular de Cinema e Outras Artes, estreou em maio deste ano, em Nova Iorque, no âmbito do Portuguese Short Film Festival.
O Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão é organizado pela autarquia local e decorreu este mês de novembro. O júri foi constituído por profissionais ligados ao cinema e audiovisual, desde críticos, jornalistas, realizadores e personalidades ligadas à representação. Nuno Markl e Soraia Chaves foram dois dos elementos que avaliaram os concorrentes.