Objetivos Gerais
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Este Ciclo de Estudos (CE) visa a formação de investigadores na área científica de Arquitetura, com elevada qualificação científica e com capacidade para desenvolver trabalho de investigação de forma autónoma, em entidades de ensino superior, unidades de I&D, bem como empresas. Este CE ambiciona constituir-se como um espaço de aprofundamento de saberes relacionados com novas práticas arquitetónicas, urbanísticas e tecnológicas. Pretende através de uma reflexão teórica e crítica da contemporaneidade, de uma forte vocação transdisciplinar, de preocupações disciplinares convergentes e de uma reflexão epistemológica, analisar a complexa problemática da sociedade, da arte, do património e do território, conferindo sentido operativo à formação do saber relacionado com a realidade em que se move. Deve perspetivar uma formação baseada no conhecimento, na análise, na reflexão e no espírito crítico, permitindo a participação em experiências de boas práticas de planeamento e construção. |
Competências
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1. Preparar arquitetos e outros profissionais como investigadores de elevadas qualificações teóricas e metodológicas, fornecendo-lhes ferramentas para desenvolver capacidades analíticas e operativas, bem como reflexão crítica, tendo em conta a relação com a história, teoria e crítica da arquitetura, numa análise da sua génese e evolução ao longo do tempo. Além do conhecimento do corpus teórico da arquitetura, o estudante deve ter um conhecimento alargado de várias matérias, privilegiando uma transdisciplinaridade entre arquitetura, urbanismo, património, território, tecnologias e ciências sociais. 2. Desenvolver uma investigação rigorosa e original com vista à disseminação do conhecimento, tanto nacional como internacional. Deve existir uma forte compreensão dos métodos de investigação associados ao domínio científico do tema de doutoramento. 3. Comunicar à comunidade académica e à sociedade em geral, a aplicação de novas situações epistemológicas através de novos conhecimentos. |
Saídas Profissionais
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O CE foi concebido tendo em conta que os desafios do futuro se enfrentarão através da compreensão sistemática dos diversos domínios científicos de estudo, bem como do aprofundamento das competências, aptidões e métodos de investigação associados a esses domínios. Os estudantes do CE serão capacitados para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, a qual, após uma análise crítica, lhes permitirá avaliar e sintetizar ideias novas e complexas. Em suma, serão capazes de, numa sociedade baseada no conhecimento, contribuir, em contexto académico ou profissional, para o progresso tecnológico, científico, social e cultural. |
Infraestruturas
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A Faculdade de Engenharia ocupa uma área de 30.000 m2. Existem igualmente na UBI outros meios de âmbito geral que apoiam o DECA e as suas atividades de ensino e investigação, dos quais salientamos: a Biblioteca Central, o Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) e o Centro de óptica Principais infra-estruturas: Laboratório de Desenho e Topografia: DT1; Laboratório de Planeamento e Urbanismo: PU1;Laboratório de análise e modelação: PU2; Laboratório de informática; Laboratório de Construção: C1; Laboratórios de Geotecnia: G1; Laboratório de Mecânica de Estruturas: ME1; Laboratório de análise de estruturas: ME2; Laboratório de resistência de materiais: ME3; Laboratório de técnicas experimentais de estruturas: ME4; Laboratório de projeto ;Laboratório de Hidráulica e Ambiente: HA1; Laboratório de hidráulica fluvial e das estruturas: HA2; Salas e Laboratórios Gerais: SI – Sistemas de Informação Geográfica; S2 – Salas de Desenho; S3 – Salas de apoio aos alunos; Sala de Maquetagem |