Objetivos Gerais
|
O 2º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúde pretende proporcionar uma sólida formação, estruturando-se as suas matérias em torno das duas vertentes principais das unidades prestadoras de cuidados de saúde. Por um lado, tem em consideração as especificidades próprias do sector de saúde e por outro lado presta a necessária atenção às matérias relacionadas com uma eficaz e eficiente gestão das organizações de saúde.
Assim, neste ciclo de estudos são abordados e aprofundados novos métodos de gestão e administração das unidades prestadoras de cuidados de saúde, por forma a promover o desenvolvimento das necessárias capacidades de liderança que possibilitem, uma Gestão de Unidades de Saúde, publicas ou privadas, que seja eficaz e eficiente, mas também responsável e personalizada. |
Competências
|
O 2.º Ciclo/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) obteve o reconhecimento pela Ordem dos Médicos que faculta aos profissionais médicos que o frequentem a obtenção de “Competência em Gestão dos Serviços de Saúde”, uma das subespecialidades atribuídas por esta Ordem.
O curso tem como principal finalidade formar atuais e futuros profissionais em gestão de unidades prestadoras de cuidados de saúde (UPCS) de acordo com os seguintes objetivos: (i) Adquirir conhecimentos relevantes relativos ao quadro conceptual e metodológico da disciplina da Gestão; (ii) Desenvolver aptidões de liderança à luz dos princípios de uma gestão eficaz e eficiente de UPCS; (iii) Promover competências metodológicas fundamentais à realização de investigação em Gestão de UPCS.
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de: • Descrever os conceitos fundamentais subjacentes às várias áreas da Gestão; • Compreender as principais correntes teóricas do pensamento da Gestão; • Aplicar conhecimentos e procedimentos da Gestão no contexto das UPCS; • Avaliar a aplicabilidade das teorias da Gestão no contexto das UPCS; • Desenvolver aptidões de comunicação; • Aprofundar o pensamento crítico e a autocrítica; • Desenvolver competências de investigação; • Adequar os instrumentos e técnicas de gestão recentes às UPCS e respetivo meio envolvente; • Desenvolver competências de resolução de problemas em situações novas e complexas.
Os alunos que no final do 1º ano tenham aprovação em todas as disciplinas, poderão frequentar um 2º ano conducente à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Unidades de Saúde, realizando a respetiva Dissertação ou Projeto sobre um assunto ou tema relacionado com este domínio de conhecimento. Tanto a Dissertação assim como o Projeto têm um carácter marcadamente científico e serão objeto de defesa pública perante um júri de doutores da área.
Os alunos que terminarem o 1º ano, podem requerer um certificado De Curso De Especialização em Gestão de Unidade de Saúde.
No final do 2º Ciclo em Gestão de Unidades de Saúde, para além das competências anteriormente mencionadas, os alunos devem ser capazes de dominar a metodologia que permita realizar estudos empíricos relevantes para a Gestão de Unidades de Saúde.
|
Saídas Profissionais
|
- Direção e assessoria em Hospitais. - Direção e assessoria em IPSS (lares, creches e outras entidades sociais). - Funções diretivas em várias profissões da área da saúde (Medicina, Enfermagem e outras funções técnicas especializadas). - Funções diretivas em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar. - Chefia e direção de clínicas ou outros negócios na área da saúde.
|
Infraestruturas
|
O 2º. Ciclo/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde está integrado no Departamento de Gestão e Economia (DGE), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (Pólo IV). À comunidade académica são disponibilizadas as seguintes estruturas e equipamentos: - Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas; - Bases de dados bibliográficas on-line: Plataforma ISI Web of Knowledge (Wok); Biblioteca do Conhecimento online (B-On), a qual possui 3500 revistas científicas de 6 editoras em texto integral; Base de dados PROQUEST (principal base de dados de artigos científicos de Gestão); - NECE-UBI e CEFAGE-UBI (centros de I&D financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia); - Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia; - Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit) e hardware atualizado. - Gabinetes com Rede Wireless e pontos de rede. - Bar e serviços de refeições. |