Objetivos Gerais
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O Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Digital Game Design and Development - G3D) tem como objectivo primordial: dotar os seus alunos de uma sólida formação teórica, através da prática interdisciplinar com bases na informática e no design de jogos e as principais competências exigidas a um profissional da indústria dos videojogos, articulando-se com áreas científicas necessárias ao desenvolvimento, avaliação e difusão dos jogos digitais como, narrativas para jogos (storytelling), cinema, gestão, "concept art", ergonomia cognitiva, experiência de utilização e metodologia científica e outras. Ao fim do cursos os alunos estarão aptos a criar, planear, desenvolver, investigar, avaliar e implementar as suas próprias empresas através das ciências do entretenimento para plataformas fixas (consolas), móveis (mobile games) e muitas outras aplicações. |
Competências
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No final do curso o diplomado deve ser capaz de: a) aplicar os conhecimentos adquiridos tanto numa abordagem profissional como cientifica; b) intervir na indústria dos jogos digitais da concepção até as fases mais avançadas do desenvolvimento e lançamento; c) possuir competências multidisciplinares, com foco no design e na informática; d) ser capaz de fazer um balanceamento coerente de um jogo digital, resolver problemas e fundamentar a sua própria argumentação; e) Integrar, gerir e montar equipas multidisciplinares para o desenvolvimento de um jogo digital.
Para manter o curso actualizado às exigências de um mercado tecnologicamente exigente foi associar ao G3Dmasters um Laboratório de Jogos Digitais da UBI - G3Dlab criado, especificamente, para dar suporte ao curso e realizar convênios com empresas e laboratórios, nacionais e internacionais na área dos jogos digitais e usabilidade. |
Saídas Profissionais
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As principais áreas: Design de Jogos (Game Designer); Programador de jogos digitais (Video Game Developer); Consultor em entretenimento digital e programação de jogos digitais (Specialist in Game Development); Consultor em entretenimento digital e Design de jogos digitais (Specialist in Game Design); Gestor e coordenador de projetos de desenvolvimento de jogos digitais (Team lider and Manager development in video game industry).
Áreas secundárias: Especialista em teste de jogos digitais (Video Game Tester); Desenvolvedor de aplicações móveis (Mobile apps Developer); Designer de aplicações móveis (Mobile apps Designer); Programador de simulações "gamificadas" (Game and Simulation Programming); Modelador 3D, Design gráfico e Artista de jogos (Game Artist and Designer); Guionista para video jogos (Specialist in Game Sorytelling).
Ver mais em: http://www.usnewsuniversitydirectory.com/articles/computer-programming-in-the-21st-century-nda_12084.aspx#.U5_miI1dV-p http://www.dw.de/mercado-de-trabalho-%C3%A9-promissor-para-designer-de-games/a-16337974 |
Infraestruturas
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Infra-estrutura própria: - Laboratório de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (G3DLab) equipado com estações de trabalho de ultima geração, mesas digitalizadoras, zonas de testes consolas, zona de testes mobile, espaço para reuniões e infra estrutura a funcionar 24 horas, - Sala de aula equipara com estações de trabalho para o ensino de Multimédia e Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (G3Dmasters); - Biblioteca própria com acervo sobre jogos digitais; - "Gameteca" para teses e experimentos.
Infra-estrutura paralela: - Laboratório de Instalações Interactivas (LIMI); - Ateliers de Audiovisuais e Multimédia; - Laboratório de Design Gráfico (LDG); - Laboratórios de Fotografia; - Serviços Gráficos; - Acesso às infra-estruturas proporcionadas pelos vários grupos de investigação: Regain, o Medialab, Ergolab e o Labcom.
É necessário que o aluno possua também um computador portátil
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