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Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais

2º Ciclo     Departamento de Artes

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
M764
Área CNAEF 213 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 8178/2019 - DR 2ª série, n.º 177, 16 de setembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 06-10-2022
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Cr 62/2014 de 20-05-2014
Registos de alteração: R/A-Cr 62/2014/AL01 de 24-06-2016 | R/A-Cr 62/2014/AL02 de 06-08-2019
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 1037.20€ / Internacionais 1.500€ (Formas e Prazos de Pagamento)
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão

Licenciados em:
- Design ou equivalente, bem como em áreas afins;
- Informática ou equivalente, bem como em áreas afins;
- Portadores de diploma académico superior no estrangeiro, equivalente ao 1.º Ciclo de Bolonha, ou que seja reconhecido como apto pelo Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras, nas áreas referidas;
- Os detentores de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade de Artes e Letras, nas áreas do ciclo de estudos.

Vagas 30 (2024)
Cálculo da Nota de Acesso Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais 2024

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais O Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Digital Game Design and Development - G3D) tem como objectivo primordial: dotar os seus alunos de uma sólida formação teórica, através da prática interdisciplinar com bases na informática e no design de jogos e as principais competências exigidas a um profissional da indústria dos videojogos, articulando-se com áreas científicas necessárias ao desenvolvimento, avaliação e difusão dos jogos digitais como, narrativas para jogos (storytelling), cinema, gestão, "concept art", ergonomia cognitiva, experiência de utilização e metodologia científica e outras. Ao fim do cursos os alunos estarão aptos a criar, planear, desenvolver, investigar, avaliar e implementar as suas próprias empresas através das ciências do entretenimento para plataformas fixas (consolas), móveis (mobile games) e muitas outras aplicações.
Competências No final do curso o diplomado deve ser capaz de:
a) aplicar os conhecimentos adquiridos tanto numa abordagem profissional como cientifica;
b) intervir na indústria dos jogos digitais da concepção até as fases mais avançadas do desenvolvimento e lançamento;
c) possuir competências multidisciplinares, com foco no design e na informática;
d) ser capaz de fazer um balanceamento coerente de um jogo digital, resolver problemas e fundamentar a sua própria argumentação;
e) Integrar, gerir e montar equipas multidisciplinares para o desenvolvimento de um jogo digital.

Para manter o curso actualizado às exigências de um mercado tecnologicamente exigente foi associar ao G3Dmasters um Laboratório de Jogos Digitais da UBI - G3Dlab criado, especificamente, para dar suporte ao curso e realizar convênios com empresas e laboratórios, nacionais e internacionais na área dos jogos digitais e usabilidade.
Saídas Profissionais As principais áreas:
Design de Jogos (Game Designer);
Programador de jogos digitais (Video Game Developer);
Consultor em entretenimento digital e programação de jogos digitais (Specialist in Game Development);
Consultor em entretenimento digital e Design de jogos digitais (Specialist in Game Design);
Gestor e coordenador de projetos de desenvolvimento de jogos digitais (Team lider and Manager development in video game industry).

Áreas secundárias:
Especialista em teste de jogos digitais (Video Game Tester);
Desenvolvedor de aplicações móveis (Mobile apps Developer);
Designer de aplicações móveis (Mobile apps Designer);
Programador de simulações "gamificadas" (Game and Simulation Programming);
Modelador 3D, Design gráfico e Artista de jogos (Game Artist and Designer);
Guionista para video jogos (Specialist in Game Sorytelling).

Ver mais em:
http://www.usnewsuniversitydirectory.com/articles/computer-programming-in-the-21st-century-nda_12084.aspx#.U5_miI1dV-p
http://www.dw.de/mercado-de-trabalho-%C3%A9-promissor-para-designer-de-games/a-16337974
Infraestruturas Infra-estrutura própria:
- Laboratório de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (G3DLab) equipado com estações de trabalho de ultima geração, mesas digitalizadoras, zonas de testes consolas, zona de testes mobile, espaço para reuniões e infra estrutura a funcionar 24 horas,
- Sala de aula equipara com estações de trabalho para o ensino de Multimédia e Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais (G3Dmasters);
- Biblioteca própria com acervo sobre jogos digitais;
- "Gameteca" para teses e experimentos.

Infra-estrutura paralela:
- Laboratório de Instalações Interactivas (LIMI);
- Ateliers de Audiovisuais e Multimédia;
- Laboratório de Design Gráfico (LDG);
- Laboratórios de Fotografia;
- Serviços Gráficos;
- Acesso às infra-estruturas proporcionadas pelos vários grupos de investigação: Regain, o Medialab, Ergolab e o Labcom.

É necessário que o aluno possua também um computador portátil
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Acordos Erasmus+

  • Universidade Rey Juan Carlos • Espanha • Duração: A
  • Altinbas University • Turquia • Duração: A
  • Universidade Rey Juan Carlos • Espanha • Duração: A
  • Altinbas University • Turquia • Duração: A

Prémios

Departamento de Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
275 242 024
1202

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Ernesto Vilar Filgueiras  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Ernesto Vilar Filgueiras
Foto Nome
Não tem Fotografia.
Coordenador de Mobilidade
Águeda Simó Cachorro

Comissões

Comissão Científica
Ernesto Vilar Filgueiras
Bruno Miguel Correia da Silva
Abel João Padrão Gomes
Flávio Henrique de Almeida
Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino
Rafaela Norogrando

Comissão de Coordenação Pedagógica
Ernesto Vilar Filgueiras
Coordenadores Ano
Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino(1º)
Bruno Miguel Correia da Silva(2º)
Delegados Ano
Rúben Henrique Guilherme (1º)
Otávio Henrique Gitirana Neves (2º)

Comissão de Creditação
Ernesto Vilar Filgueiras
Águeda Simó Cachorro
Bruno Miguel Correia da Silva
Francisco Alexandre Lopes Figueiredo Merino
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2020-01-11
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