Objectivos de Aprendizagem |
i) Compreender e pensar o corpo como entidade social, moldado pela estrutura e instituições sociaisii) Analisar criticamente o modo como o corpo é construído, como os discursos sobre o corpo são enquadrados e que impactos têm nos indivíduosiii) Compreender como é que a sociedade influencia a sexualidade de cada pessoa e as identidades sexuais e por outro lado o impacto da agência na mudança das interpretações sociais da(s) sexualidade(s)iv) Discutir de que forma(s) o estudo da(s) sexualidade(s) contribui para a compreensão da sociedade, porque é a sexualidade um tema socio e culturalmente contruído e fortemente regulado.
|
Bibliografia principal |
- Le Breton, David (2006). Sociologia do Corpo. São Paulo: Editora Vozes. - Foucault, Michel (1994 [1976]). História da Sexualidade I, II; III, IV (excertos selecionados). Lisboa: Relógio d’Água - Aboim, Sofia (2013). A Sexualidade dos Portugueses. Coleção Ensaios nº 36. Lisboa: FFMS - Textos a serem disponibilizados pelas docentes em formato digital.
BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR Inês Brasão (1999) Dons e disciplinas do corpo feminino: os discursos sobre o corpo na história do Estado Novo, Lisboa: CIDM.
Elizabeth Grosz, Volatible Bodies, Towards a corporeal feminism, Indianopolis: Indiana University Press.
Lisa Blackman (2008), The body, the key concepts, Oxford:Berg
Simone J.Williams and Gillian Bendelow (1998), The Lived Body, Sociological Themes, Embodied Issues, London: Routledge.
Shahd Wadi (2017), Corpos na trouxa, Histórias artísticas de vida de mulheres palestinianas no exílio, Coimbra: Almedina.
|