Código |
18043
|
Ano |
2
|
Semestre |
A1
|
Créditos ECTS |
60
|
Carga Horária |
E(600H)/OT(60H)
|
Área Científica |
Formação de Professores de Educação Física
|
Objectivos de Aprendizagem |
Integrar os estudantes na vida profissional de forma progressiva e orientada, desenvolvendo as competências profissionais para responder aos desafios e exigências da profissão: Conceber e realizar o Estágio como um projeto autónomo de formação, integrado numa equipa educativa, assumindo a responsabilidade pela própria aprendizagem e pela partilha de conhecimentos e experiências nos diferentes domínios da profissão (lecionação, direção de turma, desporto escolar e transferência de conhecimento); Planear e concretizar a atividade de ensino, enquadrada pedagogicamente nas condições gerais e locais da educação, na relação educativa imediata, na especificidade da Educação Física no currículo e nas características do(s) aluno(s); Demonstrar capacidade para compreender a escola, os alunos e a comunidade, identificando as necessidades da escola no âmbito da Educação Física e do Desporto Escolar; Revelar capacidade para investigar e produzir saberes com base na sua ação educativa.
|
Conteúdos programáticos |
Os conteúdos programáticos do Estágio Pedagógico estão estruturados nas seguintes áreas de desempenho: 1. Lecionação; 2. Direção de Turma; 3. Desporto Escolar; 4. Investigação e Transferência do Conhecimento.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A tipologia de aulas em contexto escolar terá a supervisão do orientador cooperante e do orientador científico da UBI. Desta forma será possível aos alunos desenvolver e aprofundar em conhecimentos e competências relacionadas com a intervenção em contexto escolar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física. A supervisão do orientador científico da UBI assumirá especial importância na criação de hábitos de reflexão crítica sobre os problemas vividos e a intervenção em contexto escolar, e o fornecimento aos alunos de conhecimentos e técnicas de intervenção, fundamentadas cientificamente que permitam melhorar a sua intervenção pedagógica.
|
Bibliografia principal |
Batista, P., & Graça, A. (Eds.). (2014). O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física. FADEUP. Batista, P. (2013). Olhares sobre o estágio profissional em Educação Física. FADEUP. Carreiro da Costa, F. (2010). Educação Física: disciplina dispensável vs. disciplina imprescindível. Como ultrapassar a situação paradoxal que caracteriza a Educação Física? Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, 2(1), 91-110. Mesquita, I. (2014). O Professor de Educação Física: Fundar e dignificar a profissão. FADEUP. Queirós, P., Batista, P., & Rolim, R. (Eds.). (2017). Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional. FADEUP.
|
Língua |
Português
|