Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Metodologias de Investigação em Design Multimédia

Metodologias de Investigação em Design Multimédia

Código 13842
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Além de dominarem competências e entendimento básico do pensamento científico, o objetivo principal desta Unidade Curricular e´ a promoc¸a~o de abordagens a temas especi´ficos no contexto da investigac¸a~o em Design e a utilização de tais competências no a^mbito de trabalhos futuros dos alunos. Assim, sensibilizando-os para as reflexo~es em torno de questo~es epistemolo´gicas, rigor científico e de outros conceitos afins que relevam para a solidez e coerência de um processo de investigação. Nesse sentido, prevê-se que os alunos possam criar um repertório científico relevante para possíveis temas de trabalho além de estruturar um projeto de investigação sólido para tal. > Além de dominarem competências e entendimento básico do pensamento científico, o objetivo principal desta Unidade Curricular e´ a promoc¸a~o de abordagens a temas especi´ficos no contexto da investigac¸a~o em Design e a utilização de tais competências no a^mbito de trabalhos futuros dos alunos. Assim, sensibilizando-os para as reflexo~es em torno de questo~es epistemolo´gicas, rigor científico e de outros conceitos afins que relevam para a solidez e coerência de um processo de investigação. Nesse sentido, prevê-se que os alunos possam criar um repertório científico relevante para possíveis temas de trabalho além de estruturar um projeto de investigação sólido para tal.
Conteúdos programáticos MÓDULO 1: A definição da problemática e a criação do projeto de investigação – A delimitação do objecto de estudo e a formulação de hipóteses. Estruturação de um plano de pesquisa exequível. MÓDULO 2: A ligação entre objectivos e a definição metodológica. O trabalho de campo: recolha e análise de dados quanti e qualitativos. A abordagem projectual na investigação: imaginação, criatividade e experimentação. MO´DULO 3: Compete^ncias cienti´ficas ao Design - Panorama histo´rico da evoluc¸a~o metodolo´gica e disciplinar do Design frente à sociedade. MÓDULO 4: Contextualizar uma visa~o geral de metodologias de design e qual a ligac¸a~o entre a atividade pra´tica de Design com a investigacão na mesma área
Bibliografia principal Mira, Feliciano de. (2019) Ao Correr do Olhar - Desafios para uma Epistemologia Poética. Editora Almedina-CES, Série Literatura e Arte nº5, Coimbra.

Muratovski, G. (2015). Research for designers: A guide to methods and practice. Sage.

Muratovski, G. (2010). Design and Design Research: The Conflict between the Principles in Design Education and Practices in Industry. Design Principles & Practice: An International Journal, 4(2).
Blessing, L. T., & Chakrabarti, A. (2009). DRM: A Design Reseach Methodology (pp. 13-42). Springer London.

Boeijen, Annemiek van, Jaap Dalhuizen, Jelle Zistra, and Roos van der Schoor, eds. 2014. Delft Design Guide. Amsterdam: BIS.

Koskinen, Ilpo, John Zimmerman, Thomas Binder, Johan Redström, and Stephan Wensveen. 2011. Design Research Through Practice: From the Lab, Field, and Showroom. Waltham, Massachusetts: Morgan Kaufmann.

Nota: Será indicada bibliografia específica para os campos temáticos de cada módulo.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-03-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.