O C4 - Centro de Competências em Cloud Computing promove o segundo Workshop Anual, no dia 3 de dezembro (quinta-feira), que pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela estrutura da Universidade da Beira Interior (UBI). A atividade tem início às 14h00, com a Sessão de Abertura em que participa o Vice-reitor para a Investigação, José Páscoa.
Tendo em vista possibilitar o maior número de participantes e também visando potenciar a interação entre participantes e oradores, foi escolhido o formato de sessão de posters virtual, para que o evento possa ter lugar em total segurança.
Assim, estarão disponíveis um conjunto de salas virtuais, uma por cada grupo de trabalho do C4, às quais os participantes no workshop se podem juntar para ouvir falar das atividades desenvolvidas ao longo do último ano.
As salas virtuais estarão disponíveis de forma agrupada em duas sessões distintas. Durante a totalidade da respetiva sessão, as salas virtuais vão estar disponíveis para que os participantes possam circular livremente entre as mesmas, aproximando assim o conceito ao de uma sessão de posters presencial.
As ligações via plataforma Microsoft Teams (ainda que baste a utilização do browser) para as várias salas vão constar diretamente na página do programa.
O C4 encontra-se agora sensivelmente a meio da sua operação, nesta primeira fase cofinanciado pelo Centro 2020. A sua base multidisciplinar mantém-se, composta por quatro linhas de investigação dedicadas a diferentes vertentes da Cloud, nomeadamente aos sistemas (Cloud Systems), às aplicações (Cloud Applications), à análise de dados (Cloud Data Mining) e à administração pública (Public Administration Cloud).
Para além do avançar dos trabalhos de cada um dos grupos inseridos nas linhas de investigação, pretende-se cada vez mais estimular o surgimento de sinergias interdisciplinares, assim como novas colaborações dentro e fora da UBI. O workshop serve também para esta finalidade, enquanto montra das atividades que estão a ser desenvolvidas para que possam surgir essas novas parcerias.