3. “Diálogos Ecléticos” com Luís Aguiar-Conraria”

“Diálogos Ecléticos” com Luís Aguiar-Conraria”

Plataforma Zoom | 11h00.

28 de abril de 2021

“À Conv(s)ers(v)a com Luís Aguiar-Conraria” é a designação da sessão “Diálogos Ecléticos”, promovida pela Universidade da Beira Interior (UBI), no dia 28 de abril (quarta-feira), às 11h00.

O evento tem lugar online, na plataforma Zoom.

Nesta sessão, Luís Aguiar-Conraria, docente da Universidade do Minho, vai falar do livro “A Culpa Vive Solteira”, que reflete o olhar de um Economista sobre Portugal, a desigualdade, a pandemia e o quotidiano. Baseia-se em princípios económicos para apresentar um retrato de Portugal e do que pode ser feito para mudar o rumo do país.

Tema de conv(s)ers(v)a:
Luís Aguiar-Conraria aborda neste novo livro temas que vão do sexo às classes sociais, passando pela democracia popular, o racismo ou a importância da qualidade das escolas. A Obra aplica os instrumentos típicos do estudo económico para analisar as principais questões da nossa sociedade de forma clara e incisiva, e tenta responder a diversas dúvidas, tais como: “Quais as causas da estagnação da economia portuguesa?”; “Como pode o nosso país atingir o seu máximo potencial?”; ou “Qual é o impacto da pandemia?”, entre outras.
O primeiro capítulo do livro centra-se nas questões do quotidiano e engloba assuntos tão diversos como a variedade de ovos à venda ou a simulação de orgasmos; o segundo aborda os temas principais da economia nacional e internacional do século XXI; o terceiro, as desigualdades, discriminação e luta de classes e aspetos relacionados com as quotas femininas e o fosso salarial entre homens e mulheres; o quarto capítulo é dedicado ao impacto e consequências da pandemia; e o quinto, e último, apresenta retalhos da vida de um economista e inclui textos variados.

Curriculum abreviado:
Luís Aguiar-Conraria é doutorado em Economia, na Cornell University, e completou a sua licenciatura e mestrado na Universidade de Coimbra e na Universidade do Porto. Atualmente é Diretor do Departamento de Economia e Professor catedrático na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A par desta vertente, também é autor de dezenas de publicações em revistas científicas internacionais e coautor de dois livros sobre a economia portuguesa.
Em 2011 foi distinguido com o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais. Tem sido presença regular nos meios de comunicação social como colunista de órgãos como o Expresso, Observador, Público ou Rádio Renascença.

Co-Organização: AAUBI, UBINEEC e João Leitão, o conv(s)ers(v)ador de serviço na Universidade da Beira Interior.

Apoio: Rádio Cova da Beira

Data da última atualização: 2021-04-12