3. Conferência “PHDA: Etiologia, características clínicas e intervenção”

Conferência “PHDA: Etiologia, características clínicas e intervenção”

Plataforma Zoom | 17h30 | Com Ana Carolina Santos, Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela UBI.

21 de abril de 2021

Ana Carolina Santos, Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior (UBI), é a oradora da Conferência “PHDA: Etiologia, características clínicas e intervenção”, a ter lugar no dia 21 de abril (quarta-feira), às 17h30, através da na Plataforma Zoom. São destinatários os estudantes de Psicologia, Psicólogos e Profissionais da Educação e Saúde.

O evento centra-se na abordagem do funcionamento da atenção e na Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), uma das perturbações do desenvolvimento infantil mais investigadas e que tem suscitado um interesse ímpar nos últimos anos por parte de médicos, psicólogos, professores e educadores. É hoje consensual que se trata de uma perturbação de etiologia neurobiológica, de caráter permanente, com particular incidência na infância, mas que se manifesta igualmente na idade adulta. É uma das perturbações do neurodesenvolvimento mais inundada por mitos e mal-entendidos, que carecem de dissipação, para que a pessoa com PHDA seja mais bem compreendida e também tratada.

A Conferência tem, assim, como objetivo abordar a etiologia, as características clínicas, a avaliação e as estratégias de intervenção nesta perturbação, contribuindo para uma melhor compreensão deste quadro clínico.

A assistência é gratuita, mas de inscrição obrigatória para https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZwvfu2vqjwpHtclUxO2SIN2G-2gzc1JtMgz. Para acesso à Plataforma Zoom onde se realizará a Conferência, siga o link que recebeu automaticamente após a inscrição (no e-mail utilizado para o efeito).

A Conferência “PHDA: Etiologia, características clínicas e intervenção”, promovida no âmbito da Unidade Curricular “Psicologia da Atenção e Perceção” do 1.º Ciclo/Licenciatura em Psicologia da UBI, é organizada por Graça Esgalhado, docente do Departamento de Psicologia e Educação da referida Universidade.

Sobre a oradora
Ana Carolina Santos, Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior, é colaboradora na Policlínica - Sra. da Saúde (Covilhã). Tem formação em terapia familiar, mediação familiar, terapia cognitiva e comportamental, avaliação e despiste de Perturbações do Espectro do Autismo e em programas de competências parentais. Especializou a sua área de intervenção na família, infância e adolescência. Realiza avaliação e tratamento de vários quadros psicopatológicos.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2021-04-19