3. Palestra “Do Som às Emoções: A música na Psicologia e nas Neurociências”

Palestra “Do Som às Emoções: A música na Psicologia e nas Neurociências”

Plataforma Zoom | 14h30 | Com César F. Lima, docente do ISCTE-IUL.

10 de maio de 2021

César F. Lima, docente do ISCTE-IUL e investigador associado honorário do Institute of Cognitive Neuroscience da University College London, é o orador da Palestra “Do Som às Emoções: A música na Psicologia e nas Neurociências”, a realizar no dia 10 de maio, pelas 14H30, através da Plataforma Zoom.

Promovida no âmbito das Unidades Curriculares “Psicologia das Emoções” e “Motivação e Emoção” do 1.º Ciclo/Licenciatura em Psicologia da Universidade da Beira Interior (UBI), a Palestra integra as comemorações dos 20 de Psicologia da UBI.

Sobre o orador
César F. Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas).

Publicou mais de 35 artigos em revistas incluindo a Emotion, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Emotion, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation.

Antes de integrar o ISCTE-IUL, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2021-04-22