Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Exposição de pintura de João Salcedas

Exposição de pintura de João Salcedas

Biblioteca Central | Sala de Leitura | até 28 de outubro.

EVENTO:

  De 23 de setembro a 28 de outubro de 2022

  Importar iCal

Partilha

“Cidade Aguarela” é uma exposição de pintura de João Salcedas, que pode ser vista na Sala de Leitura da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior, entre 12 de setembro e 28 de outubro.

Aqui, pode observar as cores vivas do património urbano, lugares comuns do concelho da Covilhã, a par dos hábitos e costumes da sua gente.  

Sobre o autor

João Silveira Salcedas nasceu em Aldeia do Carvalho, em 1960. Concluídos os estudos secundários, enveredou por uma carreira profissional sempre ligada ao desenho, à ilustração e, durante 25 anos, foi gráfico no Jornal Noticias da Covilhã. Atualmente é desenhador numa multinacional. Teve como mestre o pintor Nunes Pereira, homem de visão impressionista. No início da sua carreira artística, considerou-se um surrealista. Porém, afirma que foi um "tempo de solidão, porque não era compreendido". A sua obra, figurativa, influenciada pelo rigor profissional, com traços de esoterismo, retrata o bucólico, o sereno e o que conduz à paz. Procura no caminho da pintura o silêncio, para se sentir num equilíbrio com o mundo. Pintou, até hoje, mais de 1000 quadros. Nos últimos anos, a cidade foi o seu tema predileto. Aos 62 anos de idade, aceitou, do seu filho mais velho, o pedido para não comercializar mais nenhuma obra. Conta já com inúmeras exposições individuais e coletivas.

 

Data da última atualização: 2022-09-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.