Google, Shilling e The Next Big Idea estão à procura da próxima startup a destacar-se no ecossistema de inovação português e têm mais de 150 mil euros em prémios para atribuir. As candidaturas estão abertas até 30 de novembro e a Universidade da Beira Interior (UBI) é a mais recente parceira do The Next Big Idea.
O prémio “Únicos” é uma iniciativa promovida pela Google e pela Shilling, em parceria com o The Next Big Idea, com o objetivo de distinguir uma startup que possa vir a integrar a geração de empresas portuguesas que são líderes ou candidatas a líderes nos mercados globais onde atuam.
Os finalistas serão anunciados no início de dezembro, sendo o vencedor apurado num evento de pitch.
O Prémio Únicos irá apoiar as startups em três dimensões fundamentais:
- Financiamento: prémio de 50 mil euros em investimento atribuído pela Shilling
- Tecnologia: 100 mil euros em serviços da Google
- Comunicação: episódio realizado pelo The Next Big Idea
O Prémio Únicos destina-se a startups que cumpram os seguintes requisitos:
- Etapa: Angel, Pre-Seed, Seed (impulsionar o arranque é o principal objetivo deste prémio)
- Geografia: Portugal (a empresa tem de ter um link relevante para o geo nacional)
- Setor: Agnóstico (procuram-se game-changers na tecnologia, venham de onde vierem)
As candidaturas devem ser feitas aqui.
O que torna uma startup única?
Este é o tema da nova temporada do programa The Next Big Idea, transmitida na SIC Notícias e na SIC Internacional, com o apoio da Google e da Shilling.
Depois de 10 anos de ideias e de mais de 600 episódios produzidos para televisão, o ecossistema de startups em Portugal está bastante diferente daquele que o The Next Big Idea encontrou quando estreou, em 2012.
Até ao lançamento desta nova temporada, sete empresas que começaram como startups atingiram uma valorização de mais de 1000 milhões de dólares que as levou a receber a designação de “unicórnios”. Numa altura em que Portugal fecha um primeiro ciclo, a primeira década, do ecossistema empreendedor, no qual muitas ideias cresceram e outras tantas ficaram pelo caminho, é altura de aprender com os portugueses que conseguiram fazer das suas empresas uma referência global. É esse o objetivo da edição especial “Únicos” do The Next Big Idea, com o apoio da Google e da Shilling.
Todas as semanas, até ao final do ano, será contada a história dos unicórnios fundados por portugueses e das startups de elevado potencial que ajudaram a construir o ecossistema de inovação que hoje se conhece.
