A primeira Bolsa Virtual de Emprego foi lançada em Dezembro de 2007. Trata-se de uma simulação on-line de uma feira presencial de emprego que se estabeleceu como um evento bianual destinado à oferta de trabalho qualificado, dirigindo-se principalmente a estudantes universitários, recém-licenciados e jovens profissionais.
Com fortes indicadores de sucesso, a Bolsa Virtual de Emprego tem vindo a provar ser uma importante medida de estímulo na luta contra o desemprego, sendo que o principal benefício para os utilizadores é o contacto directo e fácil com empresas que querem preencher vagas.
A Bolsa Virtual de Emprego disponibiliza um vasto conjunto de ferramentas, sendo o Teste de Orientação uma delas. Trata-se de uma aplicação técnica que filtra as competências do candidato com base num inquérito, e apresenta uma lista de empresas adequadas ao perfil do mesmo, encaminhando o utilizador aos stands das empresas em questão. O Vídeo Currículo é mais um exemplo, que possibilita ao utilizador deixar o seu currículo filmado na feira, permitindo desta forma apresentar as suas soft skills.
Fomentar o debate sobre temas relacionados com as necessidades dos empreendedores e dos candidatos através de chats-colóquios, é outra das iniciativas da Bolsa Virtual de Emprego. O Universia convida directores de diferentes áreas de negócio de empresas parceiras para falarem em directo através da Web com candidatos inscritos nestas pequenas conferências online, e oferece a oportunidade aos espectadores de colocarem perguntas e esclarecer dúvidas com o orador.
Em 2010 o Universia identifica novas oportunidades de negócio para a Bolsa Virtual de Emprego e decide incluir no projecto negócios de franchising que procuram novos franchisados. Alarga também a sua acção junto a um público mais vasto, incluindo as pessoas que procuram um trabalho part-time, quadros médios e superiores, ou que querem criar o seu próprio negócio.
A 1ª edição da Bolsa Virtual de Emprego e Empreendedorismo Universia teve lugar nos passados dias 4 a 17 de Maio, e contou com a adesão de uma grande parte dos Institutos de Ensino Superior do país, multinacionais e empresas portuguesas com forte consolidação no mercado em sectores como Telecomunicações, Banca, Consultoria, Formação, Serviços e Distribuição. As empresas que participaram na mais recente edição da Bolsa Virtual de Emprego foram a Accenture, Lógica, Schneider Electric, Select, Vodafone, Santander Totta, Mazars, Fundação da Juventude, Rumos, Páginas Amarelas, PT, Expresso Emprego, IAPMEI, VR Business Brokers, ERA, Century21, Resolve, ANJE e a Tempo-Team.
A Bolsa Virtual de Emprego atingiu 3 milhões de páginas vistas, 200.000 utilizadores únicos e 5.000 oportunidades de emprego nas seis edições realizadas.
Fonte:
Universia