A APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património organiza a “A problemática da valorização das aldeias de montanha”, com o apoio da Universidade da Beira Interior (UBI).
A sessão aproveita a divulgação do trabalho do primeiro premiado na categoria de dissertação de mestrado do PRÉMIO APRUPP 2020, o arquiteto Rodrigo Garcia, mestre pela UBI em Arquitetura. A ele, juntar-se-ão o docente da UBI João Lanzinha e o professor António Pinto Pires, da ICOM Portugal, que contribuir para um debate esclarecedor sobre modelos de intervenção neste contexto.
A proteção e preservação do património rural depende, na maioria, de modelos de desenvolvimento que tenham em conta a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dessas regiões, mas também um controlo e regras sobre a gestão do território e as regras de planeamento urbano. As questões são complexas e podem ter na base muitos modelos de intervenção.
A coordenação do evento e a moderação pertence a Mafalda Pericão, membro da direção da APRUPP.
“A problemática da valorização das aldeias de montanha” tem lugar no Museu de Lanifícios da UBI (Auditório da Real Fábrica Veiga), com início às 16h00, no dia 16 de maio (terça-feira).
