3. Semana Africana 2023

Semana Africana 2023

Valorizar o conhecimento da herança local, reinterpretando-a, é a principal finalidade do evento, que elegeu a cidade da Covilhã para celebrar a sua 5ª edição.

De 23 a 29 de maio de 2023

A Covilhã é a cidade eleita para a realização da 5.ª edição da Semana Africana, um evento integrado no Plano de Ação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, sustentado na união de saberes culturais em diversas áreas artísticas, tendo como principal finalidade valorizar o conhecimento da herança local, reinterpretando-a através do Design, da Moda, da Gastronomia, das Artes Plásticas e da Literatura.

Centrada nos temas de “Lusofonia” e “Herança”, a Semana Africana 2023 acolhe designers, modelos, chefs, artistas e escritores de origem africana, que apresentarão as suas criações à Cidade, incluindo um Desfile de Moda Sustentável, com a participação de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), exposições, concertos, sessões literárias, tertúlias, projeções de filmes, oficinas e momentos de degustação gastronómica.

Com parceria da UBI (Vice-Reitoria para o Ensino, Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social e Núcleo de Estudantes de Design de Moda) e o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, a Semana Africana 2023, é resultado da organização conjunta do Município da Covilhã, das entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO e do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), contando ainda com o apoio de empresas locais ligadas à criatividade e ao design.

Nutrindo a valorização da lusofonia e das culturas africanas de expressão portuguesa, a Semana Africana 2023 é um evento aberto à comunidade, que decorre entre o Centro da Cidade e a UBI, de 23 a 29 de maio (terça a segunda-feira).

•   UBI

Data da última atualização: 2023-05-23