3. Curso Aplicação da Metodologia HCM (Highway Capacity Manual) para Medição do Nível de Serviço em Autoestradas

Candidaturas até 8 de junho.

De 26 de maio a 08 de junho de 2023

A Universidade da Beira Interior lança, ao abrigo do Programa Impulso Adulto, o curso Aplicação da Metodologia HCM (Highway Capacity Manual) para Medição do Nível de Serviço em Autoestradas, para maiores de 23 anos.

Dirigido a quadros técnicos da administração rodoviária nacional e das concessionárias de autoestradas, técnicos envolvidos na gestão das condições de operação de autoestradas e projetistas de vias de comunicação, entre outros, o curso pretende trabalhar a aplicação dos últimos desenvolvimentos da metodologia HCM (2022) ao cenário rodoviário português, garantindo, assim, que as vias da rede nacional de estradas cumpram as condições de segurança por esta metodologia estipuladas.

Com data de início agendada para 22 de junho (quinta-feira), o curso de 28h será lecionado em formato online e tem candidaturas abertas até dia 8 de junho (quinta-feira).

Objetivos:
Capacitar os formandos para a determinação do nível de serviço e da capacidade em secções correntes de autoestradas com recurso à metodologia mais recente apresentada no Highway Capacity Manual do Transport Research Board (TRB), o HCM 7ª edição (2022).

Saídas profissionais:
Melhor desempenho das funções de quadros técnicos da administração rodoviária nacional e das concessionárias de autoestradas, dos técnicos envolvidos na gestão das condições de operação de autoestradas e dos projetistas de vias de comunicação.

ECTS: 1

Duração Total: 28 horas (16h de contacto (online) + 12h de trabalho autónomo)

Data de Início: 22/06/2023

Horário de realização: 22, 23, 29, 30 de junho de 2023, entre as 14h-18h (online)

Destinatários:
Quadros técnicos da administração rodoviária nacional e das concessionárias rodoviárias;
Técnicos envolvidos na gestão das condições de operação de autoestradas;
Projetistas de vias de comunicação;
Engenheiros, técnicos e estudantes do 2.º e 3.º ciclos de estudo do ensino superior, para aprofundamento e atualização de conhecimentos.

Condições específicas de ingresso:
Possuírem no mínimo 23 anos de idade;
Ensino secundário ou licenciatura;
Conhecimentos básicos de transportes e vias de comunicação;

Critérios de Seriação: PDF

Valor do Curso:
Taxa de frequência: 60 euros.
Caso o pagamento da taxa de frequência seja efetuado por uma empresa, deverá fazer-nos chegar essa informação devolvendo-nos para este endereço de email a declaração de compromisso, devidamente preenchida e assinada pela mesma até dia 08 de junho de 2023.
Os formandos admitidos e com a matrícula efetiva no curso, podem candidatar-se a bolsas PRR associadas a este curso, no valor de 60 euros. O número máximo de bolsas disponíveis é de 10, sendo os requisitos para a sua atribuição:
Idade superior a 23 anos em 31 de dezembro de 2022;
Ser residente em território nacional;
50% de assiduidade;
Não ter beneficiado de outra bolsa PRR / UBI Impulso Adultos em 2023;
Proceder à candidatura e submissão de toda a documentação nas datas definidas.

Após o início do curso serão disponibilizadas todas as orientações acerca dos procedimentos a seguir para formalização das candidaturas às bolsas.

Candidaturas até:
08 de junho de 2023, através do seguinte link: https://www.ubi.pt/Curso/1149 (deve submeter os documentos referidos nos critérios de seriação)

Data da última atualização: 2023-05-30