Inscrições
Email: info@ideapuzzle.com e elia@ubi.pt
Telefone: 222 019 033 ou 275 329 178 (ext: 2014)
Preço: 39 euros (gratuito para docentes, investigadores e alunos de doutoramento da UBI)
Introdução
De acordo com os especialistas, a fase de maior incerteza num projecto de investigação é o planeamento (e.g. Cooper 2008). O
software gratuito não descarregável Idea Puzzle® reduz a incerteza desta fase graças a 21 questões sobre a sua investigação. As 21 questões são uma nova síntese de método científico publicada internacionalmente (Morais 2010a, 2010b; Morais et al. 2009). Este seminário explica as 21 questões e respectivas respostas enquanto decisões iterativas num projecto de investigação. As competências adquiridas podem ser aplicadas na geração, planeamento e avaliação de investigação assim como na aprendizagem e ensino de método científico.
Requisitos
Antes do seminário, recomenda-se o registo em
www.ideapuzzle.com e a consulta do seguinte imaterial de estudo:
Tópicos
- Incerteza de investigação
- Contextos de investigação
- Metáforas de investigação
- Modelo Idea Puzzle®
- Software Idea Puzzle®
- Geração, planeamento e avaliação de investigação
- Aplicação às ideias e planos de investigação dos participantes
Destinatários
Alunos, professores, investigadores e avaliadores em qualquer área de conhecimento. Em 46 edições do seminário, em Portugal e no estrangeiro, inscreveram-se 835 participantes de todas as áreas de conhecimento.
Resultados
Depois do seminário, os participantes serão capazes de aplicar o software gratuito não descarregável Idea Puzzle® na geração, planeamento e avaliação de investigação assim como na aprendizagem e ensino de método científico. Estes resultados constituem um investimento em competências científicas vitalícias.
Especialista
Ricardo Morais é Professor de Gestão e Estratégia na Universidade Católica Portuguesa e investigador no Centro de Estudos em Gestão e Economia. É